Revelam a relação entre Washington e os oligarcas ucranianos
Resumen Latinoamericano/Russia Today, 23 de março de 2015 – As declarações de que os membros do Governo ucraniano são fantoches dos Estados Unidos circulam há bastante tempo, porém agora é algo inquestionável e óbvio, segundo informou um jornalista estadunidense.
No portal ‘Liberty Blitzkrieg’, Michael Krieger analisa o financiamento recebido pela Fundação Clinton de oligarcas ucranianos, no contexto da atual crise neste país da Europa oriental.
Trata-se principalmente da Fundação Víktor Pinchuk, criada por um empresário e parlamentar ucraniano que, de 2009 a 2013, doou pelo menos 8,6 milhões de dólares à Fundação Clinton.
Além disso, o ‘The Wall Street Journal’ revelou que em 2008, Pinchuk prometeu 20 milhões de dólares a Clinton Global Initiative, um braço da Fundação Clinton que coordena projetos assistenciais e seu financiamento.
A medida tomada por Pinchuk, genro do ex-presidente ucraniano, Leonid Kuchma, tentava apoiar um programa de treinamento de futuros líderes ucranianos com o fim de “modernizar a Ucrânia”.
A Fundação Pinchuk explicou que suas doações tentavam ajudar a converter a Ucrânia em um “país exitoso, livre e moderno, baseado nos valores europeus”.
Krieger acentuou que a Ucrânia foi fonte das maiores doações privadas à Fundação Clinton quando Hillary Clinton era secretária de Estado dos EUA.
O jornalista citou o ‘The Wall Street Journal’, dizendo que, enquanto Hillary Clinton estava no governo de Obama, o sociólogo Doug Schoen passou a ser um lobista de Pinchuk e ambos se reuniram várias vezes com assessores de Clinton.
Krieger também mencionou que recentemente três cidadãos estrangeiros de rapidamente receberam a cidadania ucraniana para poder assumir postos governamentais: a estadunidense Natalia Yaresko passou a ser ministra de Finanças da Ucrânia, o lituano Aivaras Abromavichus (ministro de Desenvolvimento Econômico e Comércio) e o georgiano Alexánder Kvitashvili (ministro da Saúde).
“As declarações de que o novo governo da Ucrânia é apenas fantoche do Ocidente circulam desde fevereiro de 2014”, escreve Krieger.
“O importante é que a tomada do controle da Ucrânia foi revelada e agora é óbvia e inquestionável”, resumiu o jornalista.
Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/03/23/revelan-la-relacion-entre-washington-y-los-oligarcas-ucranianos/
Tradução: Partido Comunista Brasileira (PCB)