EUA armam o México: vendem 1.300 milhões de dólares por ano… e sem guerra

Resumo Latina / J. Jesus Esquivel / Proceso, março 30, 2015 – Ainda que o México não se encontre oficialmente em estado de guerra, como no governo de Felipe Calderón, o governo de Enrique Peña Nieto teria comprado dos Estados Unidos equipamento bélico por mais de 300 bilhões de dólares em menos de um ano, à margem da Iniciativa Mérida. Mais recentemente: um lote de helicópteros de ataque dotados da mais nova tecnologia. Segundo documentos do Pentágono, cuja cópia a Proceso teve acesso, este equipamento foi abastecido pelo Departamento de Defesa e seus empresários privados. O Comando Norte das Forças Armadas estadunidenses celebra, radiante.

No contexto mexicano de aprofundamento da crise econômica, marcado pela contínua desvalorização do peso e o anúncio de iminentes cortes de gasto público, sem que esteja empreendendo oficialmente uma guerra armada contra o narcotráfico, o governo de Enrique Peña comprou dos Estados Unidos equipamento militar por mais de 300 bilhões de dólares em um ano.

A informação sobre este gasto incomum – contida em documentos cuja cópia a Proceso teve acesso – é revelada por informes do Pentágono, segundo os quais dito gasto quase triplica os pouco mais de 500 milhões de dólares que Washington outorgou ao México, de 2001 até a presente data, em equipamento e tecnologia militar no âmbito da Iniciativa Mérida, acordo de cooperação contra o narcotráfico e o crime organizado.

“O ano passado marcou um momento histórico em nossa relação bilateral em matéria de segurança com o México”, disse satisfeito o almirante William E. Gortney, chefe do Comando Norte (Northcom), ao apresentar seu informe anual ante o Comitê das Forças Armadas da Câmara dos Senadores do Congresso estadunidense.

“O México deu um passo sem precedentes ao aproximar-se do Departamento de Defesa para adquiri equipamento militar dos Estados Unidos por meio do Programa de Vendas Militares. Um pacote de helicópteros UH-60 e veículos terrestres de mobilidade para propósitos militares múltiplas (VTMPM) com um valor total de mais de um bilhão de dólares, o que representou um aumento de 100 milhões de dólares em compras realizadas em anos anteriores”, notificou Gortney ao Senado na audiência celebrada no dia 12, quinta-feira.

O “marco histórico” a que fazia referência Gortney são as transferências de mil 346 milhões de dólares, feitas pelo governo de Peña Nieto ao Pentágono pela compra de equipamentos, tecnologia, peças de reposição e treinamento militar através de três operações realizadas entre 21 de abril de 2014 e dia 17, terça-feira passada. Isso, sem contar os 15 helicópteros comprados da empresa texana Textron dez dias antes da audiência perante o Senado chefe do Northcom.

Segundo o comunicado 14-10, da Agência de Defesa para a Cooperação de Segurança (DSCA) no âmbito do Departamento de Defesa estadunidense e datado de 21 de abril de 2014, o governo de Barack Obama informou o Departamento de Estado sobre a aprovação de vendas para o México, de 18 UH-60M Black Hawk para cerca de 680 milhões dólares.

(Trecho do relatório publicado na revista Proceso 2004, já em circulação)

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/03/30/eeuu-arma-a-mexico-le-vende-1-300-millones-de-dolares-en-un-ano-y-sin-guerra/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria