Francisco não se incomodou com o crucifixo sobre a foice e o martelo

imagem“O Papa não teve uma reação particular a isto nem me disse para manifestar uma reação negativa com relação a isto”, explicou o porta-voz do Vaticano em conferência de imprensa.
La Razón Digital/ABI/Santa Cruz

16:34/09 de julho de 2015

O Papa Francisco não teve uma reação particular negativa após receber uma cruz sobre a foice e o martelo, réplica da obra talhada pelo sacerdote jesuíta, Luis Espinal, assassinado pela ditadura militar em 1980, dada na quarta-feira pelo presidente Evo Morales no Palácio do Governo de La Paz, assegurou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

“O Papa não teve uma particular reação a isto nem disse que manifestasse particular reação negativa a isto”, explicou Lombardi em conferência de imprensa.

Lombardi disse que ele, pessoalmente, pediu informação sobre essa cruz aos jesuítas que participaram da missa celebrada no Cristo Redentor de Santa Cruz, e que confirmou ser uma figura desenhada pelo padre Luis Espinal, torturado e assassinado por paramilitares em 1980.

As palavras de Lombardi foram escutadas enquanto crescia uma versão apócrifa nas redes sociais que estigmatizou o presente de Morales como um símbolo comunista.

O sacerdote jesuíta Luis Espinal foi um religioso que chegou de Barcelona em princípios dos anos 70 para dedicar-se ao cinema, ao jornalismo e, no processo, denunciar os abusos de governos militares que se alternavam no poder naqueles anos, posição pela qual foi assassinado pela ditadura em março de 1980.

Segundo fontes institucionais, Espinal explicou que essa imagem representava a união entre a igreja e os trabalhadores.

O porta-voz do Vaticano considerou que a cruz presenteada ao Papa não possui uma interpretação ideológica específica, considerando que os jesuítas explicaram que a figura tem um sentido mais amplo, de diálogo e liberdade.

Nessa linha, reiterou que o Papa não fez um juízo particular sobre esse presente.

Após encontrar-se com Morales pela sexta vez consecutiva nas últimas 24 horas, Francisco estava indo reunir-se em um estabelecimento salesiano com religiosos bolivianos, antes de fechar uma reunião mundial de organizações populares nesta cidade do oriente boliviano.

O Santo Padre visitará, nesta sexta-feira, os internos de uma prisão de segurança máxima em Santa Cruz e, depois, na parte da tarde, partirá para o Paraguai, última escala por seu tour sul-americano.

Fonte: http://www.la-razon.com/sociedad/Francisco/Lombardi-Francisco-incomodo-crucifijo-martillo_0_2304369645.html

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria