Chomsky repudia “ameaça iraniana” e denuncia armas nucleares de Israel
Resumen Latinoamericano / HispanTV / 25 de julho de 2015 – Noam Chomsky, reconhecido cientista político e filósofo estadunidense, questionou as alegações que apontam o Irã como ‘uma ameaça para o mundo’, quando, na realidade, os EUA e o regime de Israel possuem armas nucleares.
“Por que se persegue um acordo? Qual é exatamente a ameaça do Irã? Esta é uma pergunta fundamental”, declarou Chomsky em uma entrevista concedida na sexta-feira à cadeia de televisão Al-Jazeera.
Em resposta ao apresentador da Al-Jazeera, que apresentou as preocupações sobre uma possível violação por parte do Irã do Tratado de Não Proliferação (TNP), do qual é signatário, Chomsky assinalou que existem países que não são membros de dito pacto e têm grandes quantidades de armas nucleares com o apoio dos Estados Unidos.
“Israel não assinou o TNP e conta com um grande sistema de armas nucleares e os EUA o apoiam, o Paquistão não faz parte do tratado e seu sistema de armas nucleares foi desenvolvido com o apoio dos EUA, a Índia não é signatária do tratado e possui um enorme sistema de armas nucleares”, destacou.
O acadêmico acrescentou que, inclusive na hipótese de o Irã vier a violar o TNP, não é possível esquecer aqueles que romperam anteriormente este tratado.
Ao se referir às retóricas de guerra contra o Irã, lançadas por autoridades estadunidenses como o secretario de Defesa, Ashton Carter, Chomsky disse que a Carta Magna das Nações Unidas proíbe as ameaças com ataques militares e o uso de força nos assuntos internacionais.
Neste sentido, denunciou que Washington e o regime de Tel Aviv recorrem livremente aos ataques militares e a violência na região, porém se opõem a que o Irã desenvolva sua capacidade dissuasiva.
Na sexta-feira, o chanceler iraniano, Mohamad Yavad Zarif, solicitou aos Estados Unidos que deixem a linguagem das ameaças e as sanções contra o Irã, que em sua opinião vão contra as normas internacionais.
O regime de Israel há anos pressiona o Irã mediante campanhas propagandísticas nas quais o apresenta como “uma ameaça para todo o mundo” graças ao seu programa de energia nuclear. Contudo, segundo estimativas, apesar de contar com umas 400 ogivas nucleares, se nega a aderir ao TNP nem permite inspeções a suas instalações nucleares.
O Irã repudiou em reiteradas ocasiões tais alegações e reitera que, como membro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e signatário comprometido com o TNP, tem direito inalienável a adquirir e desenvolver a energia nuclear com fins pacíficos.
Além disso, sempre manifestou sua vontade para dissipar as possíveis dúvidas sobre a natureza pacífica de suas atividades nucleares através do diálogo com o Grupo 5+1 e cooperação com os inspetores da AIEA.
Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/07/25/chomsky-rechaza-amenaza-irani-y-denuncia-armas-nucleares-de-israel/
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)