México: Seis mortos e 51 feridos em Oaxaca, pela repressão policial contra os professores

imagemUm dos mortos baleado durante o enfrentamento da polícia com os professores, em Nochixtlán. Foto AP/Luis Alberto Cruz Hernández

Por Jorge A. Pérez Alfonso, correspondente. 19 de junho de 2016 – O governador de Oaxaca, Gabino Cué, um dos responsáveis pela repressão brutal da polícia federal contra os professores da Coordenadora Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE), confirmou a morte de seis pessoas nos enfrentamentos ocorridos neste domingo, em Nochixtlán.

As vítimas são Andrés Aguilar Sanabria, professor de educação indígena; Yalid Jiménez Santiago, de 29 anos, originário de Santa María Apazco distrito de Nochixtlán, e que “se dirigia a reforçar a luta docente”.

Também faleceram Oscar Nicolás Santiago, de 22 anos, originário da localidade de Las Flores Tilantongo; Anselmo Cruz Aquino, comerciante de 33 anos, de Santiago Amatlán, e Jesús Cadena, de 19 anos, estudante de Asunción Nochixtlán.

Em coletiva de imprensa na capital do estado, acrescentou que além das pessoas falecidas, foram contabilizados 51 feridos e 25 detidos.

Sobre as fotografias onde aparecem soldados com armas de fogo, o funcionário desmentiu a versão e assinalou que os policiais somente portavam capacetes e escudos.

Na conferência também esteve o comissário da Polícia Federal, Enrique Galindo, que assegurou que grupos radicais se infiltraram nos protestos que levou a cabo a CNTE durante este domingo.

Recusou categoricamente que se tratava de policiais e assegurou que um notário certificou que os policiais que levaram a cabo a desocupação em Nochixtlán só estavam uniformizados, vestiam colete, capacete e que nenhum portava arma de fogo.

Professores marcham até a Televisa. Protestam contra a repressão.

Por Emir Olivares, 19 de junho de 2016 – Depois do enfrentamento ocorrido em Nochixstlán, Oaxaca, entre integrantes da seção 22 da Coordenadora Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE) e elementos das polícias federal e estatal, professores que mantinham o acampamento da dissidência docente na Ciudad de México, marcharam desde a praça de La Ciudadela até a sede da Televisa Chapultepec para manifestarem-se contra esses “atos de repressão”.

Os educadores, particularmente de Oaxaca, saíram do acampamento que há quase três semanas a CNTE instalou em La Ciudadela com rumo à emissora, que se encontra a umas ruas. Ali, lamentaram que “o diálogo do governo federal sejam as balas e não a razão”.

Informou-se que a situação em Oaxaca continua sendo “de tensão”, pelo que disseram que estarão atentos ante outros atos de agressão contra o magistério. E de acordo com a informação que divulgam, os soldados teriam disparado com armas de fogo contra os manifestantes.

Os professores responsabilizaram tanto o governo federal de Enrique Peña Nieto como o estatal de Gabino Cué pelos atos, as mortes (até agora têm a informação que ao menos três de seus companheiros perderam a vida) e outros atos repressivos que podem ser suscitados.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=Yq4mCXo7vPg

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/06/20/mexico-seis-muertos-y-51-heridos-en-oaxaca-por-la-represion-policial-contra-los-maestros-fotos/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria