Solidariedade a Pável Blanco e ao PCM
O Partido Comunista Brasileiro (PCB) vem a público declarar seu veemente repúdio à ação arbitrária do Governo de López Obrador, que manteve detido e incomunicável temporariamente nas dependências do Aeroporto Internacional Benito Juárez o camarada Pável Blanco, Secretário Geral do Partido Comunista do México (PCM), quando este retornava, nesta segunda, dia 23, de viagem realizada à Turquia, para participar do 23º Encontro Internacional dos Partidos Comunistas e Operários (EIPCO).
A prisão arbitrária foi promovida pelo Instituto Nacional de Migração, numa evidente medida ilegal, pois o camarada é de nacionalidade mexicana, com residência permanente no país, com pleno direito de trânsito e movimentação em sua pátria. Além disso, o dirigente máximo do PCM ficou incomunicável por algumas horas, impedido de realizar qualquer chamada telefônica.
A ação deletéria do governo mexicano demonstra intenção de perseguir os comunistas, pois as perguntas dos agentes foram dirigidas a obter informações sobre a relação do PCM com os partidos comunistas do mundo, sobre o próprio funcionamento interno do Partido e sobre sua vida pessoal, agindo de forma policialesca e constrangedora, talvez achando que dessa forma possa intimidar e paralisar as ações de um dos mais combativos partidos comunistas da América Latina.
Trata-se de uma ação ilegal e persecutória em reação à postura firme do PCM, que se mantém na vanguarda das lutas do povo trabalhador mexicano contra as políticas antipopulares do Governo Obrador.
Todo apoio e solidariedade aos dirigentes e militantes do Partido Comunista do México!
Basta de perseguições aos comunistas na América Latina e em todo o mundo!
Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro – PCB