Saudação do PCB ao VII Congresso do PCM

Saludos al PCM

Às e aos camaradas do Partido Comunista do México,

Em nome do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro, gostaria saudar a realização do seu VII Congresso.

No mundo todo, as condições de vida impostas pelo capitalismo tornam nossas tarefas históricas cada vez mais desafiadoras. No Brasil, os últimos anos ficaram marcados por um governo que negou vacina para sua própria população e promoveu um grande genocídio, além de ter facilitado o avanço do imperialismo sobre nosso continente.

O PCB fez parte das frentes populares, sindicais e de juventude que foram articuladas para derrotar Bolsonaro e seus aliados, sempre reivindicando a centralidade de um programa anticapitalista e anti-imperialista como fundamento principal de nossas lutas.

Recentemente, passamos por um processo eleitoral onde o cerne das campanhas das forças democráticas e de esquerda foi impedir o avanço do bolsonarismo, razão pela qual, mesmo sabendo das limitações da democracia burguesa, o PCB não se furtou da tarefa de apresentar suas próprias candidaturas para defender a alternativa socialista. Lançamos nossa camarada Sofia Manzano como candidata à presidência e, ademais, em vários estados tivemos candidatos a deputados, governadores e senadores.

Apesar de nossos esforços, Bolsonaro conseguiu uma votação expressiva e chegou ao segundo turno para enfrentar Lula, do Partido dos Trabalhadores. Sem nenhuma ilusão com o governo de conciliação de classes que será promovido por Lula, o PCB deliberou participar ativamente da campanha pelo voto em Lula no segundo turno.

Nosso balanço é de que saímos fortalecidos deste processo, mas conscientes de que os próximos anos serão muito difíceis para a classe trabalhadora no Brasil e no mundo. Precisamos expandir as nossas lutas para além das nossas fronteiras, e, em especial, fortalecer o movimento comunista internacional. Nesse sentido, esperamos que as/os camaradas do Partido Comunista do México tenham um ótimo congresso, concentrem-se nos debates fundamentais para nossa classe e saiam revigorados para lutarmos lado a lado por um futuro livre de exploração e opressões, isto é, por um futuro socialista.

Gracias,

Marianna Rodrigues
(Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro – PCB)