Haiti: Manifestação massiva contra a farsa eleitoral “A revolução já começou”
Resumen Latinoamericano. Puerto Príncipe, 16 de dezembro de 2016 – Milhares de manifestantes protestaram no Haiti contra o que se denominou golpe de estado eleitoral. Ao grito de “a Revolução já começou”, teve início a marcha com centenas de pessoas contra a farsa eleitoral que o imperialismo quer impor ao povo haitiano.
Com grande participação de mulheres, os e as militantes gritavam: “Haiti não é para as famílias burguesas, tampouco é para o imperialismo norte-americano”. Também se referiram ao presidente do atual Conselho Eleitoral Provisório, Leopold Berlander, afirmando que o país tampouco é para ele.
Outra das palavras de ordem entoada pela multidão foi: “não aceitar o golpe de estado eleitoral que os potentados querem implantar e nos impor”, acrescentando que “se pensam em insistir neste caminho, vamos queimar o local do CEP e vamos queimar o país”.
Além disso, exigiram a detenção de Jovenel Moise – o candidato do imperialismo e da burguesia – que querem impor ao povo no primeiro turno.
Com claras alusões aos lutadores pela independência do Haiti, se cantou: “O país é de Dessalines e não dos norte-americanos”.
Tudo isto pode ser visto no vídeo do sítio web Le Novelliste:
https://www.youtube.com/watch?v=Anq1Dutjz74
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)