Partido Comunista, Itália (PC) realiza seu II Congresso

imagemComunistas italianos se reuniram na capital do país, Roma, para o II Congresso Nacional do Partido Comunista, Itália (PC).

Imprensa Comunista Internacional, 23 de janeiro de 2017

O Partido Comunista, Itália (PC) foi fundado em 2009 com o objetivo de ser uma organização dirigente marxista-leninista da península e desde então se definiu com as ideias do líder partisan e comunista italiano Pietro Secchia. No domingo 22 de janeiro, comunistas italianos se reuniram em Roma para o II Congresso Nacional do Partido Comunista, Itália (PC).

O congresso contou com a presença de centenas de comunistas italianos, de representantes do Partido Comunista da Grécia (KKE), do Partido Comunista dos Trabalhadores da Rússia – Partido Comunista da União Soviética (RKRP-KPSS) e do Partido Comunista da Albânia PKS), assim como as delegações oficiais da Embaixada da República Bolivariana da Venezuela, da Embaixada da República de Cuba, da Embaixada da República Popular Democrática da Coreia e da Frente da Juventude Comunista (Fronte della Gioventù Comunista). O congresso abriu-se assim com uma homenagem a Fidel Castro, fundador e líder da Revolução Cubana que faleceu há alguns meses, e às vítimas da recente série de terremotos na Itália Central.

Em seu discurso, o Primeiro Secretário (Segretario Nazionale) do PC, Marco Rizzo, apontou os fracassos da “esquerda” oportunista em toda a Europa, da qual o SYRIZA já se tornou um epítome. Ele também criticou as alianças forjadas pelos “eurocomunistas” na Itália, bem como as “assim chamadas forças antissistema”, como o “Movimento Cinco Estrelas” de Beppe Grillo e direitistas reacionários como Matteo Salvini e Giorgia Meloni, cuja postura é “apenas penugem, apenas para obter mais alguns votos”. A sua crítica foi retomada pela delegação do KKE, que sublinhou que as deficiências das “forças de esquerda” que ascenderam ao poder na Grécia, em Chipre e em Portugal mostraram que “o Estado burguês não pode ser desmantelado através da eleição de um suposto governo de esquerda numa estrutura capitalista” e que “tais forças têm assim executado políticas que só serviram para salvar o sistema capitalista”.

Notavelmente, tanto o atual como o antigo líder da Frente da Juventude Comunista falaram no Congresso. O antigo líder da Frente da Juventude Comunista e membro do Comitê Central do PC, Alessandro Mustillo, destacou as necessidades “práticas” do partido, enquanto o atual líder, Lorenzo Lang, enfatizou a cooperação entre o PC e a Frente da Juventude Comunista.

O Partido Comunista da Turquia (TKP), bem como o Partido Comunista dos Povos da Espanha (PCPE), o Partido Comunista da Jugoslávia (NKPJ), a União dos Comunistas Revolucionários da França (URCF), o Polo do Renascimento Comunista na França (PRCF), o Partido Socialista do Trabalho da Croácia (SRP), o Partido Argelino pela Democracia e o Socialismo (PADS) e o Partido Comunista da Suécia (SKP) saudaram o Congresso do PC.

http://icp.sol.org.tr/europe/communist-party-italy-pc-held-its-ii-congress

Categoria