Solidariedade ao PC da Venezuela contra ameaça de proibição pelo Conselho Nacional Eleitoral
O KKE (Partido Comunista da Grécia) denuncia explicitamente a ameaça de proibição do Partido Comunista da Venezuela pelo Conselho Nacional Eleitoral do país, se mantém firme ao lado dos comunistas e intensificará seus esforços para que se expresse massivamente a solidariedade internacionalista.
O atentado contra o Partido Comunista da Venezuela se baseia na ativação de uma lei aprovada em 1965 pelo regime policial, anticomunista de então, que pretendia impor mecanismos adicionais de controle da atividade política.
O Conselho Nacional Eleitoral pede, de maneira provocativa, que o Partido Comunista da Venezuela apresente a listagem de filiados, para “renovar” sua legalização como um partido reconhecido e que estes elementos permaneçam nas mãos do aparato estatal, assim como acessíveis à Internet.
Este atentado contra o PCV, o defensor mais consequente dos interesses da classe trabalhadora e das camadas populares, se leva a cabo no momento quando se manifestam intensamente os impasses e a crise da via de desenvolvimento capitalista do país, quando estão se intensificando as ameaças contra o povo e o movimento popular.
O governo do país e as forças políticas que apoiam ou toleram este ataque têm grande responsabilidade.
A classe trabalhadora, os setores populares devem tirar conclusões e defender o PCV ante este novo ataque, devem considerar a experiência histórica que demonstra que os ataques contra os comunistas são sempre um precursor de maiores golpes contra os direitos e as conquistas populares.
O KKE expressa seu pleno apoio ao Partido Comunista da Venezuela e sua decisão de não entregar dados de seus membros ao Estado burguês, e é solidário com a mobilização nacional organizada pelo PCV em 7 de abril contra a tentativa de proibição do Partido.
Atenas, 04/04/2017
Secretaria de Imprensa do CC do KKE