Contra a intervenção militar dos EUA na América Latina!
Com a justificativa de combater o tráfico internacional de drogas, Donald Trump ordena grande operação com envio de forças militares dos Estados Unidos para o Mar do Caribe, isto é, cerca de 4 mil soldados, submarinos, navios de guerra e aeronaves de reconhecimento. A medida foi anunciada pelo governo estadunidense com o objetivo declarado de “combater cartéis de drogas na América Latina”.
A operação ocorre em meio a tensões com a Venezuela, cujo presidente, Nicolás Maduro, é apontado por Washington como ligado ao narcotráfico, sendo oferecida uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à captura do chefe de estado venezuelano. Trata-se de uma acusação sem fundamento, cujo objetivo é apenas justificar as ameaças e eventual medida intervencionista contra a Venezuela.
A ação militar se dá no contexto em que o Governo Trump desenvolve uma ofensiva política e econômica contra o Brasil, materializada na imposição de tarifas exorbitantes sobre as exportações brasileiras para os EUA, ameaça contra autoridades nacionais, chantagem e pressão para o STF absolver Bolsonaro, dentre outras.
Os Estados Unidos sempre consideraram a América Latina como quintal dos seus interesses imperialistas e se acham no direito de ditar como devem ser governados os países que apresentam qualquer tipo de contradição com o imperialismo, o que necessita ser denunciado e condenado por todos e todas que defendem a autodeterminação dos povos.
O PCB – Partido Comunista Brasileiro repudia decididamente toda e qualquer tentativa intervencionista do imperialismo dos EUA na Venezuela ou em quaisquer outros países da América Latina e do Caribe, alvos dessa ação promovida pelo governo Trump.
ABAIXO O IMPERIALISMO!
EM DEFESA DA SOBERANIA E AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS!
EM DEFESA DA PAZ E DO SOCIALISMO!
Brasil, agosto de 2025
PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO
COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL
SECRETARIA DE SOLIDARIEDADE INTERNACIONALISTA