PARTIDOS COMUNISTAS CONDENAM ATAQUE DOS EUA CONTRA O POVO SÍRIO

imagemO KKE condena o ataque dos EUA contra a Síria

A Secretaria de Imprensa do CC do KKE emitiu o seguinte comunicado a respeito do ataque dos EUA contra a Síria:

“O KKE condena o ataque dos EUA contra a Síria, mediante a utilização de mísseis de barcos estadunidenses no Mediterrâneo, e expressa sua solidariedade para com o povo sírio, que tem sofrido tanto.

Os povos sabem que os EUA e seus aliados, os quais criaram organizações criminosas como “Al Qaeda” e “Estado Islâmico”, promovem e utilizam pretextos para justificar as intervenções e guerras imperialistas na Síria, Iraque, na região do Oriente Médio e do Norte da África, um campo de antagonismo feroz, cujas vítimas são os povos, a exemplo do que fizeram também no passado.

Os acontecimentos demonstram a política perigosa do governo SYRIZA-ANEL, que implica mais profundamente nosso país nos projetos imperialistas, oferecendo – entre outros – a base militar de Suda e outras bases e infraestrutura militares para as operações dos EUA, da OTAN e da UE na região.

O KKE exige que se encerrem a base em Suda (a maior base dos EUA na região) e as demais bases militares. Que se retire nosso país dos projetos e das guerras imperialistas”.

Informação da Seção de RRII do CC do KKE

http://inter.kke.gr/en/articles/The-KKE-denounces-the-USAs-attack-against-Syria/


Declaração do Bureau Político do Partido Comunista Libanês condenando a agressão dos EUA contra a Síria

O Bureau Político do Partido Comunista Libanês condena a agressão direta dos EUA contra a Síria, que atacou a base aérea de Shayrat na região de Homs, flagrantemente violando a soberania da Síria e o Direito Internacional. Isso reflete claramente o aumento da agressividade dos EUA como resultado de sua crise econômica e revela a face real do terrorismo, o terrorismo de Estado que ele pratica como uma tentativa de recuperar seu papel perdido como líder mundial. Por isso, a administração Trump está tentando hoje demonstrar seu poder ao mundo à custa da unidade da Síria e de seus povos e instituições. Ele também está tentando dar um impulso de apoio às suas ferramentas na região e para bloquear qualquer solução negociada na Síria que iria acabar com a guerra e parar o derramamento de sangue. Adotando a suposição de uso de armas químicas na cidade de Khan Sheikhon, que é absolutamente condenado e negado, os Estados Unidos realizaram sua flagrante agressão sem sequer esperar por uma investigação para esclarecer isso, o que revela mais uma vez o retorno do orquestrador para assumir o seu papel direto na Síria, Iraque e Iêmen. A posição dos países que acolhem esta agressão é apenas uma prova adicional da extensão do seu investimento no terrorismo para alcançar os seus interesses. Estamos agora obrigados a confrontar este plano de fragmentação em todos os níveis e em vários países da região, através da revitalização de uma resistência árabe que visa construir o Estado democrático secular nacional, não só na Síria, mas em todos os países da região. A resolução política que assegura a eliminação do ISIS, Nusra e organizações semelhantes e abre a porta para a transição do conflito militar para o campo político é uma necessidade hoje, mais do que nunca, para o benefício de todo o povo sírio. Neste contexto, apelamos a todas as forças esquerdistas, patrióticas e progressistas no mundo árabe e em todo o mundo, para uma vasta condenação à agressão dos EUA contra a Síria e a solidariedade com o seu povo no confronto e dissuasão da agressão.

Comitê Central do PC Libanês