Governo bolivariano convoca para a jornada pela recuperação marítima

La Paz, 25 de abril (PL) O governo boliviano convocou os cidadãos para participar do Dia do Direito à Recuperação Marítima, como parte das ações para recuperar o acesso soberano ao mar.

O titular da recém criada Direção Estratégica Marítima, Rubén Saavedra, anunciou que a data será celebrada no próximo 29 de abril, com a realização de diversas atividades culturais em todo o país.

Saavedra precisou que será uma jornada de reafirmação do direito dos bolivianos a pôr fim a esse enclasuramento, e uma oportunidade para fazer o mundo conhecer os direitos desse povo de retornar ao oceano.

Também indicou que realizarão a leitura de um documento no qual declararão o Dia do Direito à Recuperação Marítima e apresentarão uma canção.

No dia 23 de março, em ocasião da comemoração do 132° aniversário da mediterraneidade, o presidente Evo Morales propôs ir aos tribunais internacionais para atender a essa reivindicação.

Como parte de dito processo, o Executivo também criou a Direção Estratégica Marítima, encabeçada pelo ex-ministro de Defesa Rubén Saavedra, com a missão de traçar o caminho a seguir junto aos representantes de todos os setores da nação.

A perda de seu acesso soberano ao mar, ocorrido na chamada guerra do Pacífico, contra o Chile em 1879, causa enormes danos econômicos à Bolívia.

Fonte: http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=283098&Itemid=1