Che: combatente internacionalista e herói da revolução socialista
Há 50 anos nas montanhas bolivianas, Ernesto Che Guevara combatente internacionalista e herói da revolução socialista em Cuba, era capturado e assassinado no dia seguinte pelo Governo local com apoio da CIA. O camarada Che foi um grande revolucionário do século XX que sonhou libertar não apenas Cuba, mas toda a humanidade do julgo do Capital e do Imperialismo, renegando as mais diversas comodidades para assumir até as últimas consequências, como legado de vida, a luta pela emancipação humana e a superação do capitalismo.
Sua dedicação, empenho e convicção revolucionária são exemplos que nos orientam até os dias de hoje em combate diuturno contra a miséria, a barbárie e a exploração que assolam os povos trabalhadores em todo o mundo e que só terão fim com a revolução socialista!
Seu legado está presente em cada ocupação, em cada grito de resistência, em cada indignação e ousadia em optar pelo direito a vida a sucumbir a acomodação e a morte imposta pelo Capital.
O Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro, reunido nesse 08 de Outubro, saúda a memória e o exemplo de convicção ideológica do eterno comandante Che, enaltece em sua memória a todos(as) aqueles que tombaram em nome da revolução socialista e enfatiza que enquanto houver miséria, opressão e violência contra os trabalhadores(as) estaremos firmes mantendo aceso os mesmos valores e empenho na luta diuturna contra o Capitalismo e seus gestores.
Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro – PCB