Cuba protesta contra tentativa dos EUA de atacar sua soberania

Cuba protesta contra tentativa dos EUA de atacar sua soberaniaPrensa Latina

Cuba protestou diante das autoridades diplomáticas dos Estados Unidos pelas tentativas desse país de quebrantar a soberania da nação caribenha quanto à competição para regular fluxos de informação, segundo nota difundida pelo governo cubano.

De acordo com os meios locais, na quarta-feira, dia 31/01, o ministério cubano das Relações Exteriores (Minrex) entregou ao encarregado de negócios da embaixada norte-americana na ilha, Lawrence Gumbiner, uma nota de protesto pela pretensão de seu governo de violar de modo flagrante a soberania cubana para o uso dos meios de difusão em massa.

Por sua vez, o documento (remetido também ao Departamento de Estado pela embaixada cubana em Washington) rejeita as tentativas de manipulação da internet para levar a cabo programa ilegais com fins políticos e de subversão, como parte das ações estadunidenses destinadas a alterar ou mudar a ordem constitucional de Cuba.

O protesto tem seus motivos por causa de um anúncio do Departamento de Estado realizado no passado dia 23, no qual se convoca uma força operativa na internet integrada por servidores públicos do Governo dos Estados Unidos e representantes de organizações não governamentais com o objetivo declarado de promover em Cuba o ‘fluxo livre e não regulado da informação’.

Segundo o anúncio, esta força ‘examinará os desafios tecnológicos e as oportunidades para expandir o acesso à internet e aos meios de difusão independentes’ na ilha.

A nota do Minrex demanda novamente ao Governo de Estados Unidos que cesse suas ações subversivas, ingerencistas e ilegais contra Cuba, que atentam contra a estabilidade e a ordem constitucional cubana, e o chama a respeitar a soberania cubana, o Direito Internacional e os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas.

Assim, a mensagem da chancelaria antilhana reitera a determinação do Governo de Cuba de não tolerar nenhum tipo de atividade subversiva nem de intromissão em seus assuntos internos e, como país soberano, de continuar se defendendo e denunciando a natureza ingerencista deste tipo de ações.

‘Cuba continuará regulando o fluxo de informação como é seu direito soberano e como é prática em todos os países, incluindo os Estados Unidos. Cuba, também, seguirá avançando na informatização de sua sociedade, como parte do desenvolvimento do país e em função dos objetivos de justiça social que caracterizam a sua Revolução’, finaliza a nota.

mem/tgp/bj/gdc

http://www.prensalatina.com.br/index.php?o=rn&id=13950&SEO=cuba-protesta-por-tentativas-dos-eua-de-socavar-sua-soberania

Categoria
Tag