A falsa recuperação econômica do Governo Temer

A falsa recuperação econômica do Governo TemerPor Jones Manoel*

O Governo Temer, em parceria com os monopólios de mídia, divulga toda semana que o Brasil vive uma suposta recuperação econômica e que o país, finalmente, retomou o caminho do crescimento econômico. Os comentaristas de economia dos grandes jornais, numa grande operação de mentira para os trabalhadores, citam números trimestrais de crescimentos ridículos do PIB (como 0,5%) como se fosse o sinal de que tudo vai bem. Com um cinismo sem limites, é dito que as “reformas de Temer” – destruição dos direitos trabalhistas, sociais e serviços públicos – está tornando a economia mais dinâmica e eficiente. Mas qual é a realidade?

Temos atualmente no país mais de 14 milhões de desempregados. Esse número é ainda maior se consideramos os trabalhadores em subempregos (temporário, meio período etc.). O caminho é o desemprego aumentar com a contrarreforma trabalhista e a terceirização irrestrita, afinal, toda semana temos notícias de demissões em massa de trabalhadores – só no mês de dezembro de 2017, segundo dados do IBGE, o desemprego cresceu mais 3,6%, ou seja, quase 300 mil empregos foram fechados. No caso dos trabalhadores empregados, a tendência é uma redução dos salários e um empobrecimento geral das famílias devido aos cortes nos serviços públicos e políticas sociais (para o orçamento de 2018 o corte na assistência social, por exemplo, é de 97%).

58,2% das famílias brasileiras estão endividadas e chega a marca de 60 milhões o número de pessoas com o “nome sujo”. Esses números mostram claramente como a classe trabalhadora, a imensa maioria da população, está numa situação desesperadora: aumento do desemprego, redução do salário e gigantesco crescimento das dívidas cada vez mais impagáveis. A consequência desse desastre para o conjunto da economia é que o nível de investimentos públicos, segundo dados da FGV (Faculdade Getúlio Vargas) é o menor em 15 anos! Com o investimento público em baixa, o investimento privado também segue em ritmo lento e é o menor dos últimos 10 anos. Consumo, condições de vida e investimentos em queda; de onde surgirá o “crescimento econômico”?

Seguindo a mesma lógica do ditador Emílio Garrastazu Médici, quando afirmou que o “país vai bem, mas o povo vai mal”, o Governo Temer afirma existir uma recuperação econômica que ninguém vê. A única coisa que vai bem no país é o lucro dos grandes empresários e os monopólios internacionais, os únicos beneficiários da política em curso, mas os trabalhadores e as camadas médias, conhecem uma escalada de desemprego, pobreza e precarização das condições de vida. A propaganda, contudo, não pode esconder a realidade e os trabalhadores sabem que só no enfrentamento aos patrões, derrotando esse governo e mudando radicalmente a política econômica vigente é que suas condições de vida podem ser transformadas.

*Militante do PCB de Pernambuco