Pela liberdade plena de René González e seu regresso a Cuba

Publicado em 14 de outubro de 2011 em ogunguerrero

Em nome dos direitos humanos, os Estados Unidos violam sistematicamente esses mesmos direitos em seu país e no exterior, provocando destruição e morte.

Em nome da democracia se persegue a quem reclama respeito a seus direitos.

Em nome da luta contra o terrorismo, os EUA exercem o terrorismo de Estado, invadem outros países, torturam, assassinam, violam o direito das pessoas e dos povos.

Em nome da liberdade, se restringe e impõe o medo à liberdade.

Em nome da igualdade, aprofundam a desigualdade entre ricos e pobres, gênero e cor; o que atenta contra a construção democrática e a vigência dos DH.

Em nome da justiça cometem injustiças, como a aplicada aos 5 cubanos presos nos EUA, a quem impedem a visita de suas esposas e filhos, negando-lhes os vistos durante anos, apesar dos pedidos humanitários em todo o mundo.

Em nome da moral, os EUA cometem a imoralidade de obrigar a Rene González, depois de suportar 13 anos de prisão injusta com seus companheiros, a permanecer dois anos mais nos EUA à mercê de quem quiser atacá-lo, violando seus direitos de regressar a Cuba e poder reunir-se com sua família e seu povo.

Em nome da Verdade, o governo dos EUA privilegia a mentira. Tanta crueldade, só pode nascer do ódio e da vingança.

Em nome da segurança, o povo dos EUA vive a maior insegurança, controle social e grande iniquidade, guerras e conflitos.

Em nome do direito, os EUA violam os direitos de outros povos, os pactos e protocolos internacionais.

Em nome da soberania e da autodeterminação dos povos, os EUA buscam submeter pela força a outros povos, esvaziando o conteúdo e os valores da democracia e mesmo as Nações Unidas.

A resistência e a dignidade dos povos, organizações sociais e de direitos humanos, reclamamos a liberdade imediata e o regresso a Cuba de Rene González e dos quatro cubanos que ainda permanecem injustamente em prisões dos EUA.

Esperamos que o Congresso dos EUA, o povo e o Presidente Barack Obama tenham a grandeza de atuar com dignidade para o bem da Verdade e da Justiça e o direito dos povos.

A libertação dos 5 é um clamor dos povos que lutam por um mundo mais justo e fraterno para todos e todas.

Adolfo Pérez Esquivel

Buenos Aires, 11 de outubro de 2011.

Dia da dignidade e resistência dos povos.

Fonte: http://www.alainet.org/active/50118