Díaz-Canel: discurso dos EUA sobre DH é pura hipocrisia
Havana, 11 dez (Prensa Latina)
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, qualificou de hipócrita e desonesto o discurso dos Estados Unidos contra a ilha em matéria de direitos humanos.
“Os EUA não têm moral para falar de Direitos Humanos; seu discurso é hipócrita, desonesto, de duplo critério”, advertiu em sua conta na rede social Twitter, em um contexto de crescente hostilidade do governo norte-americano, cujo secretário de Estado, Michael Pompeo, aproveitou o Dia dos Direitos Humanos para atacar a Ilha maior das Antilhas.
Díaz-Canel acrescentou que não existe uma violação mais cruel, prolongada e em massa dos direitos humanos que o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba durante quase seis décadas, uma política que aqui recebe a qualificação de genocídio, a partir do objetivo de conseguir uma mudança de regime apelando à fome e às calamidades como instrumentos para executá-lo.
O chefe de Estado também se referiu no Twitter às diferentes visões que marcam ambos os países em matéria de direitos humanos.
“Enquanto outros exportam armas e guerras, Cuba compartilha conhecimentos e serviços. Nossos médicos e professores têm iluminado e iluminam regiões remotas. Nossa divisa é a solidariedade”, sentenciou.
mem/wmr/mm/gdc