Cuba: contra a agressão dos EUA, mais unidade dos trabalhadores

imagemCuba amanheceu com as ruas ocupadas neste Primeiro de Maio. Os trabalhadores tomaram praças e avenidas do país, os bairros e a tribuna. Toda uma nação celebrou a festa do proletariado internacional.

Nos cartazes se levantavam as conquistas e os sonhos do povo cubano. Sob o lema da Revolução se afirmavam as metas a serem cumpridas, as dívidas a serem pagas e as conquistas a serem obtidas.

Camponeses, trabalhadores, artistas, cientistas, atletas e estudantes demonstraram seu apoio ao sistema político e social da Ilha e a convicção da vitória, uma força que caracteriza os trabalhadores cubanos.

Enquanto milhões de pessoas marcharam em todo o mundo para gritar por reivindicações trabalhistas e em defesa de seus direitos econômicos e sociais, contra o desemprego e o emprego precário, exigindo melhores condições e um trabalho decente que lhes permita trabalhar com dignidade, os cubanos desfilam para dar outra demonstração vigorosa de unidade e capacidade de luta para manter e avançar nas conquistas.

Raúl Castro e Díaz-Canel encabeçaram a marcha do Primeiro de Maio em Havana

Poucas horas depois da mais recente ameaça de Trump, os trabalhadores cubanos responderam nas ruas, mostrando-lhe que ele não nos intimida nem nos divide; que estamos juntos com o nosso presidente e o processo de mudanças pelo que o país está passando.

«Chega de mentiras». Assim publicou Diaz-Canel no Twitter: “nós trabalhadores cubanos dizemos a Donald Trump e avisamos que queremos viver em paz, mas sem perder um pingo de dignidade e soberania.

Poucos dias após o encerramento do XXI Congresso da Central dos Trabalhadores de Cuba, os proletários da maior Ilha das Antilhas estão unidos na marcha porque “nós aprendemos na luta que a vitória pertence àqueles que resistem e lutam; aqueles que miram de frente as dificuldades e os perigos, que não se amedrontam diabte do inimigo, por mais poderoso”, como disse José Ramón Machado Ventura, segundo secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, no conclave. Ele acrescentou:

Neste “primeiro de maio nosso heróico povo, liderado pela classe trabalhadora, em todo o país deu uma nova e contundente demonstração de Unidade, Compromisso e Vitória”.

Foto: Ismael Francisco/Cubadebate. Primeiro de Maio em Havana, Cuba 2019.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

http://www.resumenlatinoamericano.org/2019/05/01/primero-de-mayo-ante-la-agresion-mas-unidad-de-los-trabajadores/