Imperialismo: mãos fora da Venezuela!
Tribuna Popular
Partido Comunista da Venezuela
Hoje, enquanto as contradições do imperialismo estão se aprofundando e expondo os povos a novas ameaças e novos perigos, a Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) insiste na luta contínua dos jovens contra o imperialismo, por uma sociedade de paz, progresso social e justiça, com o fim de toda a exploração.
Esta situação está se intensificando em todas as regiões de diferentes maneiras. Na América Latina, os Estados Unidos e seus aliados, juntamente com a União Europeia, têm objetivos óbvios. Os interesses imperialistas de dominar e saquear os recursos da América Latina e do Caribe são claramente mostrados e, por sua vez, expressos pela interferência sistemática, apoiada por uma brutal ofensiva ideológica, principalmente através da mídia capitalista.
Neste contexto, a República Bolivariana da Venezuela tem estado no epicentro do ataque. Além de buscar controlar os recursos energéticos e a posição geoestratégica do país, que sempre foi o principal objetivo dos imperialistas, eles querem deixar claro que não aceitam o direito dos povos de escolher seu próprio caminho de desenvolvimento ao largo de seus interesses hegemônicos. A intensificação da agressão econômica e o enorme apoio à direita e aos grupos fascistas pelos Estados Unidos são um ataque aberto ao povo da Venezuela.
Denunciamos as ameaças e tentativas de violação à soberania da Venezuela, bem como a recusa em reconhecer o legítimo presidente Nicolás Maduro Moros. Reafirmamos nosso apoio ao povo da Venezuela em sua luta pela salvaguarda da soberania, independência, estabilidade da paz e desenvolvimento do país.
Pelas razões acima mencionadas, o Conselho Geral da Federação Mundial da Juventude Democrática tomou a decisão de lançar uma campanha de solidariedade na data histórica de 14 de junho, o aniversário do Comandante Ernesto Che Guevara, sob o título “Imperialismo: Tire as mãos da Venezuela!” Nestas circunstâncias, é muito importante estar ciente de todos os ataques sujos do imperialismo na Venezuela. É importante que todas as pessoas progressistas, democráticas e amantes da paz denunciem os ataques cruéis dos imperialistas. Num mundo de injustiça, a solidariedade é a arma dos povos!
Birô Coordenador da FMJD
Queridos Camaradas:
FEDERAÇÃO MUNDIAL DA JUVENTUDE DEMOCRÁTICA (FMJD)
Recebam uma saudação afetuosa e combativa do Comitê Executivo Nacional da Juventude Comunista da Venezuela (JCV) e de toda a nossa sociedade, para a realização da campanha de solidariedade internacional “Imperialismo: Mãos Fora da Venezuela!”, promovida pela Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) com o objetivo de denunciar a interferência do imperialismo nos assuntos do povo venezuelano.
Para a JCV, o desenvolvimento desta campanha significa um novo impulso para o combate da juventude venezuelana, que incansavelmente luta pela libertação nacional e para aprofundar a perspectiva revolucionária do processo bolivariano.
O cenário político venezuelano é complexa: o agravamento da interferência do imperialismo norte-americano, a aplicação de medidas coercitivas unilaterais contra a Venezuela, a promoção pelo governo dos EUA de violência fascista, frequentes ameaças de intervenção militar e o não reconhecimento da institucionalidade democrática eleita pelo povo venezuelano são fatores que ameaçam o futuro e a estabilidade do processo bolivariano.
A JCV agradece a solidariedade que a FMJD promove para com o povo venezuelano e também reitera a sua vontade de continuar aprofundando os laços de amizade e fraternidade revolucionárias contra o capitalismo.
A combatividade das nossas organizações demonstra que conquistar uma sociedade socialista não é um caminho fácil, é cheio de complexidades, mas citando Che Guevara: “Se o presente é de luta, o futuro será nosso”, está em nossas mãos lutar pelo socialismo, a autêntica esperança para os jovens que lutamos para libertar a classe trabalhadora da opressão capitalista.
Defendamos a soberania e as conquistas populares!
Imperialismo: Mãos fora da Venezuela!
Comissão Executiva Nacional do Conselho Central
Juventude Comunista da Venezuela – JCV
Janohi Rosas
Secretária Geral do Conselho Central
Igor Castillo
Secretário de Relações Internacionais
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Fonte: https://prensapcv.wordpress.com/2019/06/14/imperialismo-manos-fuera-de-venezuela-imperialism-hands-off-venezuela/