Tudeh: NÃO à política de guerra do imperialismo!

imagemTudeh – Partido Comunista do Irã

De acordo com agências de notícias globais, Qasem Soleimani, comandante da Força Quds do Corpo de Guardas Revolucionário Islâmico do Irã [IRGC], Abu Mahdi al-Mohandis, [chefe do Kataib Hezbollah e] o segundo em comando das forças de mobilização popular do Iraque, assim como vários iranianos, iraquianos e libaneses no mesmo comboio, foram mortos em um ataque aéreo perto do aeroporto de Bagdá. O assassinato de Qasem Soleimani, por ordem do presidente dos EUA Donald Trump, em clara violação da soberania nacional iraquiana e de todo o direito internacional, poderá sem dúvida representar riscos mortais para a região.

Ali Khamenei, líder supremo do regime no Irã, emitiu uma mensagem após o incidente, anunciando três dias de luto público no país e disse: “Uma vingança dura aguarda os criminosos cujas mãos sujas estão contaminadas com o sangue dele [de Soleimani] e o sangue de outros mártires da noite passada”. Adel Abdul Mahdi, o primeiro-ministro iraquiano, condenou os assassinatos de Qasem Soleimani e Abu Mahdi al-Mohandis e, em seu comunicado, declarou o ataque aéreo no aeroporto de Bagdá como uma “ação hostil” e violação da integridade territorial daquele país – o que poderia levar a uma guerra no Iraque, na região e no mundo. O IRGC também alertou em comunicado que o assassinato de Qasem Soleimani no ataque dos EUA, “contrariando suas intenções e objetivos”, abriria novas frentes contra os Estados Unidos e Israel na região e no mundo inteiro.

Nos últimos meses , o Partido Tudeh do Irã alertou contínua e frequentemente sobre o risco das políticas aventureiras do imperialismo dos EUA e seus aliados – incluindo o governo reacionário da Arábia Saudita e o governo racista de Israel -, bem como as políticas imprudentes e intervencionistas do regime iraniano na região, inclusive no Iraque e no Líbano, que nos últimos meses testemunharam protestos populares contra a interferência estrangeira e, em particular, a interferência do regime iraniano. O Partido Tudeh do Irã, ao denunciar esse ato de terrorismo pelo governo Trump – que é uma indicação de seu flagrante desrespeito ao direito internacional – acredita que todos os esforços devem ser tomados para evitar a escalada da crise na região e a condução de tensões em direção a perigosos conflitos militares. Também é necessário salientar que a guerra e os conflitos militares na região só beneficiarão as forças mais reacionárias e antipopulares da região e do outro lado do mundo e são contra os interesses da nação e do povo trabalhador. A ação do governo Trump ocorre quando ele está à beira de um julgamento de impeachment no Senado dos EUA por abuso de poder, e os americanos entraram em um ano eleitoral.

No Irã, nosso povo – que está bem ciente das catástrofes que a guerra trouxe em nossa terra natal no passado – sempre se preocupou com a perspectiva de outra guerra. O desenvolvimento de uma situação nacional de emergência e tempo de guerra no Irã – a ponto de o crescente movimento popular nos últimos meses ter trazido um sério desafio ao regime teocrático – será usado como desculpa para intensificar a atmosfera de repressão e terror no país. Uma situação de emergência no país levará a condições mais estritas e mais difíceis para qualquer expressão de opinião, bem como consequências mais duras para essa expressão. Em contraste com a perspectiva de forças como a monarquista e o PMOI – que atuam como agentes do governo Trump e exigem intervenção militar dos EUA contra nossa pátria – [nosso Partido reconhece que] a intensificação de conflitos militares certamente prejudicará o povo do Irã e do Iraque mais do que qualquer outro; os mesmos povos que foram as principais vítimas das políticas das forças reacionárias e do imperialismo dos EUA por anos.

O Partido Tudeh do Irã apela a todas as forças progressistas, amantes da liberdade e amantes da paz do Irã, da região e de todo o mundo, a envidar esforços no sentido de mobilizar a opinião pública mundial contra a escalada de tensões e os perigosos e letais conflitos militares na região. Os líderes reacionários e antipopulares do regime dominante no Irã e do governo dos EUA não podem mais uma vez conduzir a região do Oriente Médio a fogo e sangue com outra guerra desastrosa.

É vital a luta para preservar a paz e impedir a ameaça de guerra na região do Oriente Médio, a fim de defender os interesses dos trabalhadores e da nação iraniana.

Comitê Central do Partido Tudeh do Irã

3 de janeiro de 2020.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte:

https://www.tudehpartyiran.org/en/news/4657-statement-of-the-central-committee-of-the-tudeh-party-of-iran-the-urgent-need-to-intensify-efforts-to-preserve-peace-in-the-region-and-confront-the-adventurous-and-dangerous-policies-of-us-imperialism