Todo repúdio ao ataque terrorista contra a Venezuela!

imagemO Partido Comunista Brasileiro – PCB – repudia veementemente o ataque ocorrido neste sábado dia dois de maio contra a Venezuela, quando um grupo tentou entrar no país na costa do estado de La Guaira, com o uso de lanchas rápidas, munidas de armas de guerra e veículos de assalto. As lanchas vieram da Colômbia, de acordo com o GPS das embarcações, e o ataque, repelido Forças Armadas Bolivarianas, resultou em oito mortes, tendo sido presos dois componentes do grupo invasor. Os invasores tinham aparência latina e, entre eles, se encontrava “Pantera”, um desertor venezuelano já identificado em outros atos terroristas.

Esse ato aconteceu pouco depois da agressão sofrida pela embaixada de Cuba em Washington, alvejada com disparos de arma de fogo, e alguns dias após a tentativa do governo brasileiro de expulsar os diplomatas venezuelanos que aqui representam o seu país. O ato coincide com a ofensiva do governo dos Estados Unidos e seus aliados contra Cuba e Venezuela, que inclui ações políticas e de difamação, além do infame e perverso bloqueio econômico que lhes impõe.

É uma agressão certamente empreendida por mercenários financiados pelos EUA e seus aliados contra a Venezuela, seu povo e seu governo, atacados por sua rebeldia em não se submeter aos ditames do imperialismo, em não abrir mão da sua soberania sobre seu território e suas riquezas naturais, de suas conquistas sociais e sua liberdade. É uma ação que repete outras agressões semelhantes promovidas pelos EUA, como na invasão – derrotada – a Cuba por mercenários contratados pela CIA, na Baía dos Porcos (Playa Girón), em 1961, em Granada, em 1983, atentados e no apoio a golpes militares, como no Chile, em 1973, e em diversos outros países, além do financiamento a movimentos fabricados de oposição aos governos progressistas, como no caso do hoje desmoralizado Guaidó, na Venezuela.

Ao denunciar e repudiar com veemência esse ataque armado, o Parido Comunista Brasileiro conclama a todas as organizações democráticas e progressistas a se manifestarem firmemente na condenação à agressão e na defesa da soberania da Venezuela e do direito de autodeterminação de seu povo.

VIVA A REVOLUÇÃO BOLIVARIANA!

REPÚDIO AO TERRORISMO DOS ESTADOS UNIDOS E SEUS MERCENÁRIOS!

Partido Comunista Brasileiro – Comissão Política Nacional

3 de maio de 2020