Camarada José Mário Cavalcanti, presente!
Nota do PCB-PE de pesar pelo encantamento do Camarada José Mário de Araújo Cavalcanti. 26/03/1952 + 11/05/2025.
É com profunda tristeza que o Partido Comunista Brasileiro em Pernambuco comunica o encantamento do Camarada José Mário de Araújo Cavalcanti.
José Mário, engenheiro de formação acadêmica, professor da Universidade Católica e do Instituto Federal de Pernambuco, foi um militante comunista dedicado, comprometido com a luta por uma engenharia democrática e a serviço da população, e pela revolução socialista brasileira. Isso o levou a assumir importantes tarefas.
Até pelo seu jeito afável e respeitador, foi assumindo importantes papéis de liderança, sendo presidente do Clube de Engenharia, que mesmo nos tempos difíceis da ditadura, foi um espaço de debates importantes das oposições que lutavam pelas liberdades democráticas e pelo direito à cidade e à cidadania.
Exerceu dois mandatos consecutivos de presidente do CREA-PE, de 2008 a 2014, onde desenvolveu uma grande gestão, ampliando os espaços de debates da engenharia no apoio e no interesse da sociedade. Assim fez, quando organizou o CREA-PE para assumir tarefa significativa com propostas e ações ligadas à defesa civil, no enfrentamento aos problemas das enchentes na mata sul do Estado. Criou também grupo especial para discutir e propor políticas públicas de convivência com a seca no agreste e sertão do Estado.
Foi um dos protagonistas do projeto “Pensar as Américas”, realizando um primeiro encontro de engenheiros das Américas, ampliando o espaço de articulação entre engenheiros e engenheiras para pensar soluções, propostas pela engenharia, dos graves problemas regionais dos países da América Latina. Era a sua visão internacionalista como militante e engenheiro que se encontrava nos seus sonhos de ver este mundo melhor e mais igualitário.
José Mário conseguiu realizar, ainda em 2013, o que grande parte da sociedade brasileira tenta propor hoje com a mudança da escala 6×1, com jornada de 30 horas semanais. Ele tomou a decisão de equilibrar as contas do CREA-PE, diminuindo a carga horária de 40 horas para 30 horas semanais, na escala de 5×2. Isso mudou a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras do CREA, que passaram a chegar mais cedo em casa, muitos voltaram a estudar e até desenvolver outras atividades artísticas e profissionais.
Foi também na sua gestão que o CREA-PE se juntou ao CREA-RJ e o CONFEA, que aprovaram uma das maiores homenagens do sistema de engenharia do Brasil, colocando no “Livro da Engenharia Brasileira” o grande líder comunista e revolucionário brasileiro e do mundo, o engenheiro Luiz Carlos Prestes. Ele se transformou numa liderança nacional do sistema CONFEA, sendo respeitado e ouvido pelos engenheiros e engenheiras brasileiras.
José Mário era um comunista que tinha grande sentimento de solidariedade camarada, sempre pronto para ajudar. Tinha uma referência familiar que o fortalecia desde sua infância, com seus pais, irmãs e irmãos até a família que gerou com seu casamento.
Sua partida repentina nos deixou a todos e todas no Partido sem chão, tristes pela grande perda do camarada, seja por causa do convívio militante ou das articulações políticas, especialmente no setor da engenharia. Porém, ele nos deixa um legado e um exemplo como revolucionário e cidadão, que deu o melhor de si como profissional e como pessoa, que mesmo diante dos difíceis momentos da vida política do país e do Partido, não perdia a esperança e estava sempre pronto a dialogar, sem deixar de carregar o sorriso, a gentileza e o carinho camarada.
O PCB-PE reafirma sua solidariedade com a sua família, com os amigos, amigas, colegas e todos que sentiram essa dor profunda, mas ao mesmo tempo, lembra que, como dizia o poeta e escritor sertanista Guimarães Rosa, de que pessoas especiais, assim como José Mário, “não morrem, se encantam” e estarão sempre presentes em nossos corações e mentes, nos perseguidos, explorados e injustiçados, como também, nos que sonham um novo mundo sem opressores e sem oprimidos.
José Mário de Araújo Cavalcanti, ontem, hoje e sempre, Presente!!!
Comitê Regional do PCB-PE.