Goiânia: mobilização popular e educação política

imagemComitê Regional do PCB de Goiás

Campanha em Goiânia em clima de mobilização popular e educação política

A campanha do PCB em Goiânia, com Prof. Antônio 21 para Prefeito e Arthur Ramos 21.000 para Vereador, chega na reta final com uma agenda permanente de mobilização pela base e intensificação da interlocução com movimentos sociais e entidades de trabalhadores, estudantis e de luta contra as opressões.

Entendendo os limites dessa democracia burguesa e do bloqueio à participação dos comunistas nesse processo, o partido vem apostando em cada brecha aberta nessas eleições, tendo em vista avançar na organização independente da classe trabalhadora, dialogar com os setores mais atingidos pela ação do Capitalismo na cidade e trabalhar na lógica da educação política do trabalhador e suas organizações.

A campanha do PCB fez uma opção clara ao se colocar a serviço das demandas populares, portando-se como instrumento das reivindicações populares, sindicais e estudantis.

Na última semana, os candidatos foram sabatinados por movimentos populares, se encontraram, receberam e assinaram “Cartas-Compromisso” de várias organizações, dentres elas a Carta em defesa da Ciência e Tecnologia da ANPG – Aassociação Nacional dos Pós-graduandos -, o manifesto dos estudantes secundaristas do MEP – Movimento por uma Escola Popular -, as cartas em defesa da educação da UEE – União Estadual dos Estudantes, UNE e UBES -, o compromisso pelo meio ambiente da ARCA – Associação para Recuperação e Preservação do Meio Ambiente -, e a Aliança nacional LGBTI+, com os pontos em defesa da causa LGBT.

Outro ponto alto foram as Lives realizadas com as candidaturas pela Coordenação Nacional da UJC, pelos núcleos locais do Coletivo Feminista Classsista Ana Montenegro e da Corrente Sindical Unidade Classista, bem como a atividade com artistas e movimentos de cultura que dialogam com o PCB e as candidaturas. Também foram construídos documentos em conjunto com trabalhadores de diversas áreas e movimentos de cultura popular, como o Manifesto de Geógrafos e Geógrafas em apoio ao Prof. Antônio 21 Prefeito e o Manifesto de Cineclubistas em apoio a Arthur Ramos 21.000 para vereador. A visita a militantes históricos e a denúncia permanente dos crimes da Ditadura reafirmou também a organicidade do Partido e de seus 98 anos de História de luta pelo Socialismo.

O Partido não se amoldou à ordem, ao contrário, questionou a ordem, não recuou na defesa de seus símbolos e de sua história para ficar mais “aceitável” à classe trabalhadora, não fugindo do convencimento de nossa classe, não absorveu as regras e o discurso do jogo burguês, negando os interesses e opções de classe, que esses supostos “gestores neutros” defendem. O PCB não cedeu à fácil ilusão de tentar se mostrar como um “bom gestor”, que tem que respeitar os contratos ou as leis fiscais do município, ou mesmo prometer que as eleições podem resolver todos os problemas da nossa classe, nem tampouco dizer que os dilemas de Goiânia são questões “técnicas” a serem resolvidas por medidas administrativas.

Sem ceder um milímetro à despolitização, o PCB disse claramente quem são os inimigos da classe trabalhadora, como se organizam, como se apresentam e quais são as ideias dominantes ligadas à burguesia, que os contratos que aí estão e que só servem à burguesia podem e devem ser rompidos com a força popular, trazendo a memória de lutas sociais que colocaram elementos do ordenamento vigente abaixo, como a luta do Transporte Alternativo e como ela acabou por um tempo com o monopólio privado das Grandes Empresas Transporte.

O partido vem atuando o tempo todo sob a lógica de que não é papel de uma organização de esquerda revolucionária, em qualquer lugar em que se apresente, dizer que há saída para os trabalhadores em parceria com a Burguesia e com o Latifúndio/Agronegócio, em parceria com FIEG – Federação das Indústrias -, com a ACIEG – Associação do grande empresariado comercial -, com o CODESE, Grandes Cooperativa Patronais, Sindicato das Empresas de Transporte, Secovi e Faeg.

É deseducador afirmar que uma das soluções para o desemprego na cidade são parcerias – leia-se dinheiro público – para o Sistema S, SESI, Senai, Sebrae. Não se pode fazer a difusão da ideologia do Empreendedorismo, pensamento estrutural que dá suporte ao individualismo, a base da falsa ideia de que o sucesso e o insucesso de cada indivíduo é unicamente sua responsabilidade, tudo isso como forma de naturalização do atual momento de retirada direitos, destruição da estabilidade, dos sindicatos, do serviço publico, fim de concursos e superexploração do trabalho.

Na lógica da politização à esquerda, a campanha não se intimidou e fez frente ao bloqueio da mídia burguesa, brigando com as empresas de comunicação, exigindo e participando ainda de espaços que garantiram uma boa repercussão ao Programa “ Uma Alternativa Socialista para Goiânia”. ( Vejam links abaixo com várias entrevistas em TVs, Rádioz e Jornais de nosso candidato a prefeito).

E agora, na reta final, o Partido conclui um processo de abertura de diálogos e possibilidades de avanço na organização popular, fechando um ciclo de visitas aos seguintes bairros da periferia: Bairro da Vitória, Setor São Carlos, Cidade Jardim, Vila Canaã, Vera Cruz 2, Jardim Liberdade, Vila Mutirão, Vila Finsocial e Vila Redenção. Vamos com tudo, em Goiânia é tudo 21!!!

Pelo Poder Popular!

Pelo Socialismo!

Prof. Antônio 21 Prefeito

Arthur Ramos Vereador 21.000

Links do Candidato do PCB em Entrevistas em TVs, Rádios, Jornais e Sites:

1. Jornal Afiliado do Grupo Globo : https://www.opopular.com.br/noticias/videos/jornalistas-sabatinam-candidato-a-prefeito-ant%C3%B4nio-neto-pcb-1.2127182

2. Rádio Interativa: https://www.bing.com/videos/search?q=entrevista+antonio+neto+pcb+goiania+&&view=detail&mid=D891EADBA276582B3616D891EADBA276582B3616&&FORM=VRDGAR

3. TV Brasil Central : https://www.bing.com/videos/search?q=entrevista+antonio+neto+pcb+goiania+&&view=detail&mid=711346219D82BCB6CC0B711346219D82BCB6CC0B&&FORM=VRDGAR

4. RBC FM: https://www.abc.go.gov.br/noticias/ant%C3%B4nio-neto,-candidato-a-prefeito-de-goi%C3%A2nia,-%C3%A9-entrevistado-pela-rbc.html

5. TV UFG : https://www.youtube.com/watch?v=8KUdz9ZHaJg

6. Diário do Estado de Goiàs : https://diariodoestadogo.com.br/iris-tem-na-mao-o-sangue-de-trabalhadores-diz-antonio-vieira-neto-do-pcb-77086/

7. Rádio e Site Sagres 730 : https://sagresonline.com.br/principal-foco-e-a-classe-trabalhadora-diz-candidato-a-prefeitura-de-goiania-pelo-pcb/

8. Debate entre candidatos na TBC : https://www.bing.com/videos/search?q=mais+goias+antonio+neto+pcb&&view=detail&mid=D0DCCFC0B9DB5D3884D3D0DCCFC0B9DB5D3884D3&&FORM=VRDGAR&ru=%2Fvideos%2Fsearch%3Fq%3Dmais%2Bgoias%2Bantonio%2Bneto%2Bpcb%26FORM%3DHDRSC3
Área de anexos
Visualizar o vídeo Entrevista com candidato Antônio Vieira Neto (PCB) | ELEIÇÕES 2020 do YouTube