Justiça para o comunista venezuelano José Urbina!

imagem

No último dia 10 de janeiro, o líder comunitário e comunicador popular comunista José Urbina foi assassinado em sua casa localizada em Puerto Páez, estado de Apure.

Este crime abalou a sociedade venezuelana e foi objeto de múltiplas manifestações de solidariedade internacional. No entanto, o próprio Estado venezuelano permanece em silêncio sobre este evento.

Urbina havia alertado, em novembro de 2021, que havia sido ameaçado publicamente de morte por membros da Guarda Nacional Bolivariana estacionada na cidade de Apureña. Além disso, denunciou uma política de “falso positivo” realizada pelo GNB na área.

Uma delegação do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da Venezuela (PCV) expediu nesta sexta-feira, 14 de janeiro, um comunicado dirigido ao Procurador-Geral da República Bolivariana da Venezuela, Dr. Tareck William Saab, para denunciar o assassinato do comunista José Urbina.

Na carta, o PCV exigiu:

“1. Que se acelere a respectiva investigação dos fatos até à identificação, captura e punição dos culpados intelectuais, materiais e cúmplices de tão horrendo crime.

2. A nomeação de um Procurador Especial com jurisdição nacional para investigar a execução do camarada José Gregorio Urbina.

3. Reiteramos o pedido de reunião com o procurador-geral da República para tratar dos casos de homicídio de militantes comunistas nos últimos seis anos, todos os quais permanecem impunes. Note-se que todos estes casos foram formalmente apresentados, oportunamente, perante a Procuradoria-Geral da República.”

O Partido Comunista Brasileiro manifestou, por meio de um comunicado da Secretaria de Relações Internacionais do Comitê Central do PCB, sua solidariedade aos camaradas venezuelanos na luta por justiça:

“Aos dirigentes, militantes e amigos do Partido Comunista da Venezuela

O Partido Comunista Brasileiro – PCB – manifesta sua solidariedade militante ao Partido Comunista da Venezuela diante do assassinato do camarada José Urbina, em Puerto Paz, Apure.

O PCB endossa a dor da família, dos militantes do PCV e de todos aqueles que lutam pela justiça social na Venezuela e se une a todos os que exigem a investigação do crime e a prisão dos culpados.”

Para mais informações:

Partido Comunista Brasileño exige justicia para José Urbina

«¡HONOR Y GLORIA A LA MEMORIA DEL QUERIDO Y COMBATIVO CAMARADA JOSÉ URBINA!

PCV exige al Fiscal General investigar el asesinato del militante comunista José Urbina

El KKE condena el nuevo asesinato de un militante del PCV

Solidaridad del Partido Comunista de México por el asesinato de José Urbina en Apure

Mensaje de Solidaridad del Partido Comunista de Uruguay ante el asesinato de José Urbina