Pré-campanha do PCB à Presidência estreia com ampla repercussão
Jornal O Poder Popular
O nome da Professora Sofia Manzano foi divulgado como pré-candidata a Presidente pelo Partido Comunista Brasileiro na noite do dia 13 de fevereiro, domingo, logo após a reunião do Comitê Central do PCB que decidiu pelo lançamento de candidatura própria à Presidência da República. Em menos de 15 dias a repercussão na imprensa, assim como na mídia em geral e nas redes sociais tem sido muito boa, em se tratando de uma pré-candidatura comunista, que defende sem rodeios a luta pela revolução socialista no Brasil. A camarada Sofia vem ocupando com desenvoltura o espaço nas mídias, apresentando com clareza o programa política do PCB de combate à política de terra arrasada do Governo de Bolsonaro, Mourão e Guedes, de destruição dos direitos sociais e dos serviços públicos, de privatização e entrega das riquezas nacionais, de devastação ambiental, avanço da fome, da miséria, da carestia e da violência contra as mulheres, as LGBTs, a população negra e os povos indígenas.
Como alternativa à barbárie social em curso, Sofia tem debatido a necessidade de implementar políticas públicas que garantam os direitos da classe trabalhadora, com a revogação total das contrarreformas implantadas no Brasil desde o governo de Fernando Henrique, em especial as medidas retrógradas impostas pelos governos de Temer e Bolsonaro, como a lei do teto de gastos, as ditas reformas trabalhista, previdenciária e do ensino médio. Propõe também a revogação da Lei de Responsabilidade Fiscal, que restringe as despesas com o funcionalismo público e os serviços públicos para beneficiar apenas os ganhos dos banqueiros e bilionários. No lugar da LRF, Sofia apresenta a proposta de uma Lei de Responsabilidade Social, que inverta a prioridade dos investimentos públicos, a fim de atender plenamente as necessidades do povo trabalhador brasileiro.
Nas entrevistas concedidas a diversos meios de comunicação, a pré-candidata do PCB realça que a agenda eleitoral não deve ser justificativa para tirar das ruas os movimentos populares que, ao longo do ano de 2021, construíram grandes mobilizações pela derrubada do governo genocida de Bolsonaro e contra os ataques dos capitalistas. Sofia vem aproveitando os espaços para, representando muito bem o papel de uma pré-candidatura comunista, para convocar trabalhadores e trabalhadoras a seguir nas lutas e nas ruas em defesa de seus direitos e de uma alternativa radical à crise social imposta pelo capitalismo, no processo de construção do Poder Popular e do Socialismo.
Além da repercussão nas redes sociais e blogs, a pré-candidatura do PCB à Presidência vem conseguindo ocupar espaço entre grandes veículos de comunicação nacionais e também em meios de comunicação internacionais. Entre as matérias emplacadas, destacaram-se:
Pré-candidata à Presidência pelo PCB diz querer o fim da Lei de Responsabilidade Fiscal
https://www.otempo.com.br/politica/pcb-lanca-professora-como-pre-candidata-a-presidencia-1.2612593
PCB anuncia pré-candidatura de Sofia Manzano, professora da UESB, à presidência da República
https://atarde.com.br/politica/brasil/pre-candidata-do-pcb-diz-que-pretende-ganhar-eleitorado-do-pt-1187142
http://www.programafaixalivre.com.br/noticias/pcb-critica-escolha-de-partidos-por-alianca-lula-solucao-mais-facil/
PCB lança professora Sofia Manzano como pré-candidata à Presidência
Internacional: http://www.idcommunism.com/2022/02/brazilian-communist-party-launches-sofia-manzano-as-pre-candidate-for-2022-presidential-election.html
Inglaterra: https://morningstaronline.co.uk/article/w/brazilian-communists-call-workers-fight-popular-power-against-forces-reaction#.Yg0eDWnicmw.twitter
França: http://mouvementcommuniste.over-blog.com/2022/02/le-parti-communiste-bresilien-presente-sofia-manzano-comme-pre-candidate-a-l-election-presidentielle-de-2022.html?fbclid=IwAR2Ptcy6LgWBDDclTIiL8scYVrQaIneuHE8EsIJ2eGsB_4t1nrfoDnQVbzA
A Assessoria de imprensa da pré-candidata Sofia Mazano recebe solicitações de entrevistas e matérias jornalísticas sobre a agenda e a pré-campanha nacional do PCB através do e-mail: assessoria.sofiapcb2022@gmail.com.