O PCB saúda o Acampamento Terra Livre

imagem

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) saúda o Acampamento Terra Livre

No ano em que comemora seu centenário, marcado por inúmeras lutas ao lado e junto com o sofrido povo brasileiro, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) saúda o 18º Acampamento Terra Livre (ATL) como a mais expressiva ação coordenada e de massas dos povos indígenas brasileiros. O ATL busca não só reafirmar a plenitude dos direitos dos povos originários, presentes e inscritos em textos legais nacionais e internacionais, a partir da permanente mobilização das pessoas indígenas, como também se soma a outras lutas da classe trabalhadora contra um governo que esmaga a população.

No tocante aos povos indígenas, o ATL se opõe à agenda de retrocessos do governo federal e de seus aliados no Legislativo que, nitidamente, aponta para o extermínio dos povos indígenas, bem como populações tradicionais, quilombolas e outras. O respeito aos direitos dos povos indígenas é dever de todos os governantes em todos os tempos e em todas as esferas de poder, obrigação esta que se põe na materialização e concretização da demarcação das terras indígenas – sem qualquer concessão a teses retrógradas, como a do marco temporal e a mineração nos territórios – na devida e necessária atenção à saúde indígena, no cumprimento da educação escolar indígena específica e diferenciada em todos os níveis de ensino e no reconhecimento cristalino à cultura e à cosmovisão dos nossos povos originários.

O Partido Comunista Brasileiro expressa, se põe e se conduz par e passo com a luta dos povos originários do Brasil e de todo o Continente Americano, compreendendo que se trata de uma pauta que confronta a voracidade capitalista, traduzida na mineração em larga escala, no agronegócio, na destruição dos sistemas ambientais essenciais à vida do ser humano, apontando para a construção do socialismo como única alternativa possível para uma sociedade onde haja terra, pão, trabalho, moradia, saúde, educação e cultura para todas e todos.

Longa vida à Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e a todas as legítimas organizações indígenas brasileiras. Longa vida à luta dos povos indígenas do Brasil e das Américas.

Viva a unidade da classe trabalhadora e dos povos indígenas na luta contra a exploração capitalista!

Viva o Poder Popular! Venceremos!!!

Fração Indígena do PCB

[Foto: Cícero Bezerra]

Categoria
Tag