Degradação ambiental em Volta Redonda
José Geraldo da Costa (Geraldinho) – militante do PCB, professor e jongueiro
A Cidade de Volta Redonda/RJ enfrenta um grave problema socioambiental. A degradação está por todos os lados. Prova disso são as constantes emissões de fumaças no ar e de resíduos industriais e esgoto in natura no Rio Paraíba do Sul. As consequências são altamente prejudiciais para o meio ambiente e para a saúde coletiva.
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), localizada em Volta Redonda-RJ, em seu processo produtivo gera diversos poluentes atmosféricos, dentre eles, micropartículas de ferro e gases, que são lançados diariamente na atmosfera. Uma vez inalados podem gerar problemas respiratórios, irritação nos olhos, doenças pulmonares.
O pó preto que a cidade inteira respira tem origem nesse processo que se agrava a cada ano, graças à privatização da CSN, à superexploração dos metalúrgicos, com sua exposição a agentes nocivos à saúde em áreas insalubres, periculosas e recebendo baixos salários. A intensa terceirização da força de trabalho na empresa, composta por trabalhadores mal remunerados, e a manutenção precária de equipamentos agravam a situação.
A cumplicidade do poder público tem importante parcela de responsabilidade, pois, desde o ano de 2017, o Governo do Estado do Rio de Janeiro retirou o ‘Poluente Sedimentável’, ou seja, o Pó Preto, da lista de poluentes que precisam ser monitorados pelos órgãos ambientais. Como explicar isso? Atendem a que interesses medidas como essas? Da população que não é.
Outro grave problema para Volta Redonda e demais cidades do Vale do Paraíba é a existência do Depósito de Escória ao ar livre, localizado no Bairro Brasilândia, às margens do Rio Paraíba do Sul. O seu impacto ambiental é sentido pela população que convive com risco permanente de um grande desastre ambiental.
Está comprovado: a privatização só foi boa para os acionistas que controlam a CSN. Todo esse quadro é resultado da busca permanente de acúmulos de lucros às custas de vidas humanas e da negligência contínua com o meio ambiente.
Basta de Degradação Ambiental em Volta Redonda!
Pelo fim das emissões de poluentes atmosféricos!
Não à degradação da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul!
Pela Reestatização da CSN!