Exigimos a demissão imediata de Erdogan!

Exigimos a demissão imediata de Erdogan!

O sobrevoo de um jato de reconhecimento turco no espaço aéreo sírio demonstra as dimensões dos jogos sujos e sangrentos do governo AKP [Partido da Justiça e Desenvolvimento] sob os auspícios dos EUA e de Israel. Esta não é a primeira provocação por parte do governo AKP contra a Síria. Bandidos armados são treinados em território turco, com armas fornecidas por agentes da CIA e autoridades turcas. Ninguém pode encobrir o fato de que um avião estava voando sobre um outro país com finalidade de coletar inteligência para os EUA e Israel, com o discurso de “unidade nacional”.

O governo do AKP é culpado. E o crime não pode ser defendido com gritos de guerra e declarações sustentando a Síria como responsável. Por que motivos se pode responsabilizá-los? Vai-se obter alguma vantagem dizendo: “temos criado uma trama sangrenta contra o seu país e você se atreve a defender o seu território”?

Justiça, direito e sinceridade são virtudes humanas de que eles não podem sequer se aproximar. Tais valores e o direito internacional são suficientes para colocar o governo do AKP na condição de criminoso. O preço para essa provocação deve ser pago. Erdogan deve renunciar.

O CHP, Partido Republicano do Povo, que afirma ser o principal partido da oposição, deve ficar em silêncio. O CHP culpa AKP por não conseguir ser um “falcão” e atua sob um falso heroísmo, dizendo que “se a pátria está em questão, vamos nos unir”; no entanto, eles devem saber que a operação conduzida com a ajuda dos EUA e de Israel é claramente uma traição.

O Partido Comunista da Turquia chama o povo a barrar os planos do governo, a silenciar as trombetas de guerra e desprezar os abutres que falam em “ensinar uma lição à Síria”.

Partido Comunista da Turquia

Comitê Central