Declaração da Juventude Comunista da Bolívia em seu 59º aniversário

No dia 27 de junho, a Juventude Comunista da Bolívia, vanguarda juvenil na luta pelo socialismo em nosso país, festeja mais um ano de sua fundação. Em 27 de junho de 1953, a juventude progressista e revolucionária de nosso país viu nascer sua organização, como destacamento juvenil do Partido Comunista da Bolívia.

A história de nossa organização está tingida de sangue e glória. Durante estes 59 anos de luta intransigente e abnegada por uma pátria que prime pela justiça social e pelo fim da exploração do homem pelo homem, centenas de militantes da nossa organização foram assassinados, torturados e exilados de sua terra natal. Desde sua fundação, nossa organização sofreu o ataque da burguesia e do imperialismo, enfurecidos com os melhores filhos do povo a quem exilou, torturou e assassinou com a cumplicidade da burguesia nativa e submissa.

Neste aniversário é preciso recordar e homenagear todos os nossos militantes que caíram heroicamente na luta, os que lutaram contra a ditadura de Barrientos, de Banzer, de García Meza, os que combateram todos esses anos o modelo neoliberal, os que estavam nas ruas para expulsar o assassino Sánchez de Lozada e todo o seu séquito, além daqueles que constroem dia a dia uma nova pátria.

Neste aniversario, reafirmamos nossa convicção nos princípios do marxismo-leninismo e renovamos nossa fé em nosso povo, que luta, passo a passo, pela construção do socialismo.

A “JOTA” iniciou um processo de reorganização e reconstrução de sua estrutura nacional. No momento em que a juventude se encontra despolitizada e com seus direitos vulneráveis pelo ainda vigente modelo neoliberal, a JOTA se levanta e começa a se reestruturar e a reorganizar o movimento estudantil de nosso país, para converter a juventude num fator ativo da construção de uma nova sociedade.

Atualmente, nossa tarefa é lutar incansavelmente para aprofundar este processo de mudanças que vive nosso país, rumo à construção do socialismo.

VIVA A JUVENTUDE COMUNISTA DA BOLÍVIA!

CONSTRUINDO O MOVIMENTO JUVENIL REVOLUCIONÁRIO!

JUVENTUDE COMUNISTA DA BOLÍVIA

DIREÇÃO NACIONAL

27 de junho de 2012

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)