A revolta de Bangladesh: perspectivas futuras

– Sob o regime provisório de Yunus, as forças progressistas tentam assegurar uma verdadeira soberania nacional – mas a intervenção militar interna ou externa continua a ser uma possibilidade

Nisar Ahmed

A revolta maciça ocorrida em Bangladesh há pouco mais de um mês, que derrubou o regime fascista brutal da antiga primeira-ministra Sheikh Hasina e do seu partido, a Liga Awami do Bangladesh (BAL), pegou o mundo de surpresa.

Esta surpresa é complementada pela confusão sobre a razão e o modo como um governo aparentemente inexpugnável pôde ser derrubado numa questão de semanas. Agora que a poeira já assentou um pouco, a questão que se coloca é a das perspectivas do regime provisório do Professor Muhammad Yunus e do país em geral.

O que aconteceu no Bangladesh faz parte de um fenômeno global em que os Estados pós-coloniais iniciaram a sua viagem de libertação do domínio colonial com grandes expectativas e otimismo, tendo depois retrocedido para uma forma de capitalismo retrógrado apoiado por um regime antidemocrático de partido único.

A este respeito, os acontecimentos recentes fazem parte do que aconteceu na Primavera Árabe, no Sudão, na Argentina etc. e anteriormente na Indonésia, no Irã, no Egito e mesmo na Índia durante a Emergência Indira de 1975. É importante recordar este fato porque há uma tendência para ver estes acontecimentos através do prisma de um enfoque unilateral em questões geopolíticas e ignorando a dinâmica interna do país. Foi o que aconteceu também no caso de Bangladesh.

Os progressistas dos países capitalistas avançados têm por vezes tendência a sublinhar as dimensões externas da luta, ou seja, o papel do imperialismo dos EUA ou do expansionismo da Índia como fatores determinantes. Por vezes, parecem aceitar uma narrativa da Liga Awami que tolera o seu regime autoritário, uma vez que a alternativa é o fundamentalismo islâmico. O que irá acontecer a curto e médio prazo? Há várias questões que temos de ter em mente.

Em primeiro lugar, os fatores políticos, econômicos e culturais que se foram acumulando ao longo da última década e meia, que se ligaram ao movimento estudantil e deram origem à revolta resultaram da indignação com o regime fascista único de Sheikh Hasina, a destruição de todas as opiniões e pontos de vista contrários, a pilhagem dos recursos da nação, a fusão das instituições do Estado com um partido, a redução da narrativa de 1971 a um partido e, em última análise, a uma família.

Em segundo lugar, a natureza da estratégia e das táticas organizacionais utilizadas pelos estudantes: ausência de qualquer partido político ou da sua ala estudantil no próprio movimento pelas cotas. Alguns dos métodos derivaram dos existentes nos países capitalistas avançados, como o Movimento Occupy e o Black Lives Matter – uma forma de organização mais aberta, com conhecimentos tecnológicos e descentralizada.

Em terceiro lugar, a junção e a ligação de fatores políticos, econômicos e culturais únicos em Bangladesh e que serão continuamente analisados no futuro.

Em quarto lugar, a geopolítica da região, que tentará agora tirar partido do resultado do movimento, orientando o futuro para servir aos seus interesses. O regime de direita Hindutva do Primeiro-Ministro indiano Narendra Modi tentará recuperar a sua hegemonia aparentemente perdida, minando continuamente qualquer regime que não seja o da Liga Awami, enquanto as potências imperialistas lideradas pelos Estados Unidos e pela Europa tentarão envolver Bangladesh numa aliança contra a China, tentando que o próximo governo lhes conceda autorização para estabelecer uma base militar na ilha de St. Martin.

A Índia procurará continuamente ter acesso a Bangladesh para proteger a sua preocupação estratégica relativamente aos seus sete estados do nordeste, apelidados de “sete irmãs”. A isto acresce a questão dos Rohingya. Enfrentar um tal cenário seria oneroso para qualquer governo, quanto mais para um governo provisório.

Em quinto lugar, a unidade forjada entre as diversas forças da direita, do centro e da esquerda irá se dividir na questão do mandato do regime interino de Yunus. Yunus criou seis comissões para elaborar um programa de reforma abrangente sobre diferentes aspectos do Estado. Do mesmo modo, criou uma comissão para elaborar um plano estratégico para a economia. A principal divisão que deverá surgir entre o regime provisório e os partidos políticos prende-se com o calendário provável e o roteiro das eleições.

Qual é então o curso provável dos acontecimentos nos próximos um a três anos? Há várias opções no horizonte, consoante a evolução da situação concreta.

O que se verificou não foi uma crise total da classe dirigente de Bangladesh. Para além da Liga Awami, os principais partidos políticos burgueses, a classe capitalista, o exército e o regime provisório estão todos funcionando normalmente. As potências externas, o imperialismo estadunidense e a Índia expansionista estão rondando os bastidores.

No entanto, se houver divisões generalizadas no seio dos partidos políticos ou se houver uma divisão no seio da organização dos estudantes, poderá haver uma intervenção interna do exército ou externa da Índia. Há também a probabilidade de a economia entrar em queda livre e criar condições para uma intervenção semelhante.

O cenário mais provável é que o regime provisório consiga completar a agenda de reformas que planeja, criar o mecanismo para uma ampla reforma das estruturas do Estado, punir os oligarcas responsáveis pela pilhagem da economia, equilibrar os setores financeiro e bancário e, acima de tudo, realizar eleições livres e justas. Trata-se de uma aposta bastante elevada e ousada.

Qual é a estratégia provável e as perspectivas da esquerda neste “período de transição”?

Apesar de uma parte da esquerda ter subscrito a política do mal menor e ter sido indiferente à revolta, a maioria participou do movimento para derrubar Hasina e está agora propondo programas de classe específicos para orientar as lutas numa direção mais avançada.

Rejeitam o binarismo entre democracia e secularismo, afirmando claramente que não se pode ser secular se não se for democrático, e argumentam também que a adesão a uma verdadeira democracia significa que se é secular.

O Partido Comunista de Bangladesh, juntamente com a frente de esquerda, está tentando seguir uma via independente de revolução democrática, rumo a uma transformação socialista da sociedade. Na sua análise, define bem que a acumulação capitalista resultou numa imensa desigualdade na sequência da aplicação de políticas econômicas globalizadas apoiadas pelo FMI, pelo Banco Mundial e pela OMC. Esta situação não vai mudar tão cedo.

No nível político, a esquerda é categórica quanto ao fato de as várias formações burguesas recorrerem a uma forma de chauvinismo/nacionalismo para justificar o seu domínio. A Liga Awami vai seguir defendendo isto com base na etnicidade, o Partido Nacionalista do Bangladesh o fará argumentando em favor do país/estado, enquanto os partidos religiosos recorrerão à religião. Todos eles estão unidos na sua subserviência ao capitalismo e ao imperialismo.

Em contrapartida, os comunistas e outras forças progressistas estão tentando assegurar uma verdadeira soberania nacional, adotando uma posição anti-imperialista complementada pela adoção de políticas econômicas nacionais democráticas e socialistas.

Apesar de as forças comunistas e de esquerda serem relativamente fracas, começaram a organizar numa base de classe os trabalhadores, os camponeses e os empregados do setor informal. Simultaneamente, estão formando novos fóruns organizacionais para reunir diferentes grupos de profissionais em torno das suas reivindicações setoriais. Agora estão também reunindo numa ampla frente única as novas classes, agentes e forças que surgiram com a revolta.

Ao longo dos próximos dois anos, à medida que os vários elementos da classe dominante em Bangladesh se dividam e fragmentam, a esquerda comunista poderá tornar-se um pólo de atração alternativo capaz de iniciar a tarefa de mobilizar a maioria do povo trabalhador, os 90%, que indicarão o caminho para uma verdadeira transformação democrática e uma alternativa socialista. É aí que reside a verdadeira emancipação do povo e da sociedade de Bangladesh.

 

Este artigo é publicado por cortesia da organização anti-imperialista Liberation (liberationorg.co.uk).

21/Setembro/2024
O original encontra-se em morningstaronline.co.uk/article/uprising-bangladesh-prognosis-future
Este artigo encontra-se em resistir.info