ABAIXO A REPRESSÃO DA PM – DF!

PELO ROMPIMENTO DO BRASIL COM O ESTADO SIONISTA DE ISRAEL

Ato Político organizado pelos Comitês de Solidariedade à Palestina de Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás, nesta terça-feira, 07 de outubro de 2025, em frente à Embaixada dos EUA em Brasília, protestando contra o genocídio do povo palestino e pelo rompimento imediato de todas as relações do Brasil com o Estado sionista de Israel, foi fortemente reprimido pela Polícia Militar do Distrito Federal, que lançou spray de pimenta, perseguiu e usou cassetetes contra os/as manifestantes.

Em decorrência da intervenção policial, três pessoas foram detidas e levadas para a Delegacia, sendo posteriormente liberadas, acompanhadas de advogados. Após a ação truculenta da PM, os/as manifestantes seguiram para o Palácio do Itamarati para entregar uma Carta, juntamente com abaixo-assinado contendo centenas de assinaturas, reivindicando uma posição mais contundente e concreta do Governo Brasileiro, diante do massacre do povo palestino, especialmente de mulheres, idosos e crianças, assassinados/as diariamente por uma verdadeira carnificina capitaneada pelo nazisionista Netanyahu.

O governo Lula tem manifestado oposição ao genocídio palestino nos seus discursos pelo mundo. Endossou o processo da África do Sul de genocídio contra o Estado de Israel no Tribunal Penal Internacional, por exemplo. Todavia, o Brasil mantém seus vínculos diplomáticos (no caso da manutenção de sua Embaixada em Tel Aviv) e econômicos (no caso da venda de combustíveis ou aquisição de armamentos israelenses) com um Estado que o próprio presidente reconhece como genocida. Se não bastasse, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, manifestou o apoio do governo Lula ao plano de “paz” proposto por Trump para a Faixa de Gaza, que continua a ser devastada pelas bombas israelenses.

Nesse contexto, uma criança morre a cada hora em Gaza — por tiro, bomba ou fome. É hora de perdermos a paciência e nos levantarmos pela Palestina. Se toda essa dor não nos fizer lutar, talvez nós também estejamos mortos.

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) denuncia esta atitude arbitrária da Polícia Militar e das autoridades do Governo do Distrito Federal contra ativistas e movimentos sociais que denunciam as barbaridades do genocídio em curso e exige, além do fim dos ataques, a responsabilização criminal desses monstros sionistas que já mataram mais de 50 mil pessoas desde 07 de outubro de 2023. Defendemos o rompimento de relações diplomáticas, econômicas e de todo tipo com o Estado genocida de Israel.

. Todo apoio aos Comitês de Solidariedade à Palestina!
. Basta de repressão policial contra quem luta!
. Pela imediata libertação da tripulação da Flotilha Global Sumud sequestrada por Israel!
. Pelo rompimento das relações diplomáticas, comerciais, científicas e militares com o Estado sionista de Israel!
. Toda solidariedade ao povo palestino!
. Palestina Livre do Rio ao Mar!

Brasil, 07 de Outubro de 2025

COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL
PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO – PCB