Parlamentares brasileiros solicitam visita a cubano preso nos EUA
Os membros do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba querem visitar o cubano Gerardo Hernández, um dos cinco antiterroristas cubanos preso nos Estados Unidos. O vice-presidente do Grupo Parlamentar, deputado Fernando Ferro (PT-PE), enviou correspondência à direção do presídio em Adelanto, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, solicitando a visita.
Na carta, o Grupo diz que “tal visita se reveste de caráter parlamentar e humanitário, tendo por escopo levar ao detento uma manifestação de solidariedade de parlamentares amigos dos Estados Unidos da América e da República de Cuba”.
Ao solicitar autorização para a visita, os parlamentares brasileiros explicam ainda que “ao longo da sua existência, o Grupo Parlamentar Brasil-Cuba vem desempenhando seu papel com altivez e respeito ao direito internacional e à soberania dos povos, primando sua atuação no sentido da construção de uma comunidade internacional fraterna e solidária”.
E também afirma que o Grupo tem em sua composição mais de 200 deputados e senadores dos mais diversos segmentos sociais e políticos, refletindo a pluralidade dos partidos políticos que compõem o Congresso Nacional da República Federativa do Brasil.
Gerardo Hernández, René González, Antonio Guerreiro, Ramón Labañino e Fernando González foram injustamente condenados por defender sua Pátria de ações terroristas deflagradas a partir do estado da Flórida, nos Estados Unidos.
Em setembro deste ano, Gerardo, Ramón, Antonio e Fernando terão cumprido 14 anos de prisão, enquanto René encontra-se sob uma liberdade supervisionada por três anos, que lhe impede de egressar ao seu país.