Grave denuncia contra Carabineros:

A situação afetou as alunas do Liceu Maria Luísa Bombal, em Rancagua. Uma jovem, menor de idade, ao resistir quando lhe arrancavam a roupa, foi duramente espancada pelos policiais. Ao ser indagado sobre o fato, o comandante do batalhão de Carabineiros responsável pela ação respondeu de forma irônica: “Lhes retiramos a roupa parcialmente”. Tribunais exigiram colocar “um fim imediato à prática” de desnudar os jovens estudantes. Um deputado expressou que o sucedido “era muito grave e atenta contra os Direitos Humanos”.

Um polêmico procedimento policial teve lugar após a desocupação do Liceu Maria Luísa Bombal de Rancagua, onde 10 estudantes foram detidos por “ocupação ilegal” do estabelecimento. Segundo o testemunho dos escolares, os Carabineiros os obrigaram a ficarem nus.

Os fatos tiveram lugar quando a polícia de choque chegou no recinto através da rua Chorrillos, para proceder à desocupação do imóvel. Os Carabineiros detiveram 7 homens e 3 mulheres, que acusaram as forças especiais de obrigá-los a retirarem suas roupas depois da detenção, além de denunciarem que a desocupação foi realizada de forma extremamente violente, sem chance de se retirarem de forma pacífica e negociada.

“Não nos deram a opção de sair voluntariamente. Ao chegar na delegacia ordenaram que tirássemos as roupas. É bem ilógico que nos desnudem havendo menores de idade, e não são delinquentes, mas estudantes que estávamos em um protesto que transcorria de forma pacífica”, comentou Jennifer Olivares, porta-voz dos estudantes.

O tenente-coronel dos Carabineiros, Iván Guajardo, declarou que “o protocolo indica que todo detido que ingresse em nosso quartel deve ser revistado minuciosamente. Não é que se realize uma retirada completa das vestimentas,  mas apenas parcialmente”.

De acordo com a fonte policial, eles atuaram por meio de uma petição do prefeito Eduardo Soto. Asseguram ainda que uma das detidas “ao opor-se ao procedimento policial, acabou se acidentando, resultando em lesões leves”.

Após tomar conhecimento da acusação dos escolares, o deputado por Rancagua, Juan Luis Castro (PS), declarou que pedirá uma investigação sobre a atuação dos Carabineiros e expressou que o sucedido era muito grave, posto que atenta contra os Direitos Humanos.

“Este fato transgrede todas as normas de direitos humanos e direitos das crianças e dos adolescentes. É um ato abusivo, vexatório, um excesso que amerita uma investigação exaustiva, muito profunda, sobre os procedimentos dos Carabineiros”, disse o parlamentar.

Atentado aos direitos humanos

A Defensoria Penal de O’Higgins asseverou que os Carabineiros atuaram “fora da lei” ao desnudar os estudantes detidos do Liceu Maria Luísa Bombal, da dita região, a realizar o registro como protocolo de segurança, segundo denunciaram os jovens.

A Defensoria enfatizou que esta prática é contrária às leis da República que protegem os menores de idade detidos e que além disso, se ajustam à Convenção de Direitos da Criança e outros tratados internacionais, os quais o Chile é signatário.

A instituição completou dizendo que “inclusive no Hospital Regional existe a proibição de constatar lesões e pedir aos menores detidos que tirem a roupa sem a presença de um adulto responsável pelo infrator”, sem considerar a polícia para estes casos.

Sob estes termos, assevera a Defensoria em um comunicado, “se os próprios médicos não se atrevem a desnudar a um menor, então por que a polícia se sente com o direito de proceder dessa maneira”.

O defensor Rodrigo Cabezas exigiu que “se ponha imediato fim à prática de desnudar as crianças para seu registro por parte de funcionários dos Carabineiros, o que evidentemente violenta sua saúde psicológica e a de seus pais, e é contrária às leis nacionais e tratados internacionais sobre a matéria”.

Tradução: PCB – PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO