Chávez denuncia que a oposição pretende não reconhecer os resultados eleitorais
Chávez adverte seus seguidores que a oposição direitista pretende “acusar de fraude” os resultados do dia 07 de outubro.
Apoiadores de Chávez durante o ato deste domingo, no estado de Zulia. Juan BARRETO / AFP PHOTO
Neste domingo, 07 de outubro, a Venezuela será o cenário de novas eleições presidenciais, nas quais Hugo Chávez é apontado como o grande favorito para obter a vitória. Em um ato lotado na Costa Oriental del Largo, estado Zulia, Chávez advertiu que «algumas pessoas andam fomentando a ideia de acusar de fraude e não reconhecer os resultados» e que «a melhor resposta a esse plano é a votação massiva do povo no dia 07 de outubro».
Em sua locução, se referiu à morte de três apoiadores do opositor Capriles, em Barinas, fato que caracterizou como muito lamentável. Chávez disse que «não é com a violência que nós vamos enfrentar a oposição, é com as ideias e com os votos». Três pessoas já foram detidas por esse assassinato.
O presidente, que encabeça o processo bolivariano na Venezuela, declarou que no domingo «está em jogo a vida da pátria» e afirmou que «não podem permitir que ela seja roubada do futuro da juventude venezuelana».
Quanto ao processo empreendido há treze anos, Chávez declarou que «ninguém em seu juízo perfeito pode dizer» que seu modelo de socialismo do século XXI está esgotado. Tanto é assim, segundo Chávez, que «a direita tenta desfazer-se da esquerda» e Capriles busca «obter votos enganando as pessoas», escondendo o «pacote neoliberal».
Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)