A justiça uruguaia confirma a extradição para a Argentina de seus militares da Operação Condor
RESUMEN LATINOAMERICANO/ A justiça do Uruguai confirmou a extradição de seis ex-militares deste país à Argentina por sua pretensa participação na Operação Condor, destinada à eliminação de opositores políticos nos anos setenta, segundo uma resolução publicada ontem.
O Tribunal de Apelações Criminais ratificou na dita sentença, publicada no diário uruguaio El País e transmitido pelo Radio El Espectador, a concessão da extradição dos oficiais aposentados José Arab, Gilverto Vázquez, Ernesto Ramas, Jorge Silveira, Ricardo Medina e José Gavazzo.
Os seis são acusados de participarem da Operação Condor, orquestrada por várias ditaduras latino-americanas – entre elas, a que havia então na Argentina –, para suprimir a oposição política e eliminar os dissidentes.
A extradição poderá efetuar-se uma vez que cumpram a condenação que poderá ser imposta no Uruguai, onde estão processados por suposta participação, junto a dois ex-policiais, no desaparecimento, em 1976, de Adalberto Soba, um militante uruguaio de esquerda que se encontrava na Argentina.
Fonte: El País
Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)