Frente Ampla do Uruguai realiza VII Congresso

imagemA FA uruguaia acaba de realizar seu VII Congresso Extraordinário. Para o Partido Comunista do Uruguai, participante da FA, o congresso teve grande sucesso, mesmo com a tentativa da mídia de direita de ignorá-lo. Para o PCU, o congreso foi unitário, profundamente democrático e definiu um programa corajoso, que reivindica conquistas, olha de forma autocrítica para o que está faltando e projeta avanços populares, além de assumir o desafio do futuro e de avançar para construir a força organizada do povo, necessária para derrotar a restauração conservadora e seguir em frente.

A FA, para os comunistas uruguaios, pretende ser e tem sido a expressão política da unidade do povo. Seu Congresso deve definir o seu Programa de Governo, e suas candidaturas devem contribuir para resolver a contradição política central entre dois projetos de país em disputa no Uruguai: o desenvolvimento produtivo com justiça social, aprofundamento democrático e mais soberania, e o de restauração conservadora, concentração de riqueza, degradação democrática e mais dependência.

Para o PCU, a unidade da esquerda, sem exclusões, é um sinal distintivo do movimento popular uruguaio. Para os comunistas, a unidade confere poder político ao Programa, possibilitando a construção material e real, e deu uma grande demonstração do seu caráter democrático, que, com seu nascimento e sua ação, mudou o Uruguai, tornando-o mais democrático, mais livre e mais igualitário, considerando todos os avanços econômicos e sociais alcançados pela ação do governo, parlamentares e da luta da Frente Ampla e do povo nos seus 47 anos de vida.

A democracia interna passa pela ação dos comitês de base, que reuniram milhares de militantes para discutir, por cerca de um ano, o programa da frente, em 31 unidades temáticas. O Programa do Governo da FA não deixa nenhum problema para a sociedade sem enfrentar, coloca uma perspectiva transformadora para o Uruguai, uma rota de mudança. É um elemento central para a unidade e expressa uma síntese unitária da Frente Ampla atual.

O congresso definiu por aclamação as pré-candidaturas de Oscar Andrade, Mario Bergara, Carolina Cosse e Daniel Martinez, a partir do programa único construído democraticamente e com conteúdo popular. Para o PCU, a tarefa, agora é trabalhar nos bairros, nos centros de trabalho, nas praças, em todos os lugares com o povo, para construir o futuro socialista.

Categoria
Tag