TODOS À MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO DOI-CODI/RJ!

O Grupo Tortura Nunca Mais/RJ vem publicamente mostrar sua indignação diante das diversas barreiras que vêm sendo colocadas à visita programada pela subcomissão da Verdade, Memória e Justiça da Comissão de Direitos Humanos do Senado e das Comissões Nacional e Estadual/RJ da Verdade, para o dia 20 de setembro, às 10h, ao prédio em que funcionou o DOI-CODI/RJ, no I Batalhão da Polícia do Exército. Segundo informações, o Exército vetou, em 17 de setembro, a entrada dos Deputados Federais Luiza Erundina, PSB/SP e Ivan Valente, PSOL/SP (preso e torturado naquele local).

É inadmissível que autoridades brasileiras – no caso a Comissão Nacional da Verdade, Senadores e Deputados Federais – sejam impedidas de exercer seu direito legal de visitar instituições públicas. Entendemos que tais barreiras criadas pelo Exército ferem profundamente a Constituição e o Estado Democrático de Direito em que vivemos.

A Lei 12.528/2011 que criou a Comissão Nacional da Verdade enfatiza o direito à memória e à verdade histórica. Para tal, há vários anos, entidades de direitos humanos, como os Grupos Tortura Nunca Mais, lutam para transformar os centros oficiais e clandestinos de tortura em lugares de memória.

Autoritariamente as Forças Armadas continuam mantendo e fortalecendo a chamada “história oficial” onde os sequestros, prisões ilegais, torturas, assassinatos e ocultação de corpos ocorridos durante o terrorismo de Estado são ignorados e, mesmo, negados.

Passado quase meio século do golpe civil-militar, a sociedade brasileira conhece muito pouco sobre os acontecimentos daquele período. Os DOI-CODIs foram os principais centros de torturas, assassinatos e desaparecimentos de presos políticos na ditadura civil-militar brasileira. Por isso, torna-se necessária uma política participativa que efetive o tombamento dos prédios em que funcionaram tais centros de tortura.

Apesar da visita do dia 20 de setembro ter sido suspensa, conclamamos todos a se manifestarem contra as medidas arbitrárias cometidas pelas Forças Armadas.

NOVA VISITA no dia 23/09, às 8h30m, em frente ao I Batalhão da Polícia do Exército, situado à Rua Barão de Mesquita, esquina com a Av. Maracanã, na Tijuca, onde mostraremos nossa indignação.

Pela Vida, Pela Paz

Tortura Nunca Mais/RJ

Rio de Janeiro, 18 de setembro de 2013

Categoria