OS 7 PRINCIPAIS PARCEIROS DA USAID NOS PROGRAMAS DE DESESTABILIZAÇÃO CONTRA CUBA

A Agência Internacional para o Desenvolvimento (USAID) foi criada, segundo alegam, para levar comida aos famintos, remédios para os feridos ou participar em causas humanitárias dos Estados Unidos. Porém, no caso de Cuba, eles fazem exatamente o contrário.

A USAID é na realidade uma entidade que faz um trabalho político encoberto contra governos que Washington considera hostis. Dezenas de seus agentes se movem nas sombras das organizações de direita, inventadas segundo as circunstâncias e patrocinadas pelo Instituto Republicano Internacional (IRI), o Instituto Democrático Nacional (NDI), Freedom House e várias outras fachadas mais, sempre sob as orientações da CIA, segundo a ECURED.

Contra Cuba, a USAID se envolveu no aumento do apoio financeiro e material, além do fomento das atividades subversivas em coordenação com o Escritório dos Interesses dos EUA em Havana.

Entre dezembro de 1996 e 2004, através da USAID, o governo estadunidense despejou mais de 34 milhões de dólares para 25 organizações contrarrevolucionárias. Porém, mesmo assim a agência federal declara que esse investimento foi destinando a ONGs que “promovem uma transição democrática em Cuba”, como chamam os grupos contrarrevolucionários financiados por esse governo e abertamente alimentados e apoiados por sua representação diplomática em Havana.

Um dos maiores escândalos dessa agência em Cuba foi sua participação em um plano secreto do governo dos Estados Unidos e de seus serviços especiais, denominado “Cuba Democracy and Contingency Planning Program” (CDCDP), que terminou na prisão do agente estadunidense Alan P. Gross.

Foi amplamente noticiado que, no dia 10 de julho de 2013, a USAID empreendeu um programa de desestabilização no valor de seis milhões de dólares contra Cuba para o qual enviou documentos para diplomatas estadunidenses em Havana. Os materiais detalham que a referida entidade lançou sua iniciativa SOL-OAA-13-000110 e pelo menos 20 organizações não governamentais solicitaram os fundos para treinar “dissidentes” na ilha nos próximos três anos.

A iniciativa tem como objetivo criar oportunidades aos chamados opositores para que viagem ao exterior, aprendam habilidades técnicas e sejam instruídos em uma “série de áreas consideradas importantes para o desenvolvimento da democracia e da sociedade civil”, em aberta subversão da ordem política.

Estes são os principais parceiros (sócios) da USAID, segundo a quantidade de dinheiro recebida:

  1. New America Foundation

4,3 milhões de dólares, de setembro de 2012 a setembro de 2015

  1. Fundação Pan-americana para o Desenvolvimento

3,9 milhões de dólares, de setembro de 2011 a setembro de 2014

  1. International Relief and Development

3,5 milhões de dólares, de setembro de 2011 a setembro de 2014

  1. Fundação para os Direitos Humanos em Cuba (Fundação Nacional Cubano-americana).

3,4 milhões de dólares, de setembro de 2011 a setembro de 2014

  1. Grupo de Apoio à Democracia – Contact info: Frank Hernández Trujillo. Grupo De Apoyo A La Democracia: 1000 Ponce D Lane Boulevard 30 Coral Gables, FL 33134

    3 milhões de dólares, de setembro de 2012 a setembro de 2015

  1. Instituto Republicano Internacional

3 milhões de dólares, de setembro de 2012 a setembro de 2015

  1. Instituto Nacional Democrata

2,3 milhões de dólares, de setembro de 2011 a setembro de 2014

Fontes:

http://eichikawa.com

http://www.usaid.gov/where-we-work/latin-american-and-caribbean/cuba/our-work

http://cubamoneyproject.org/?page_id=1051

http://www.ecured.cu/index.php/Agencia_Internacional_para_el_desarrollo

Tradução: PCB Partido Comunista Brasileiro