Ante a iminente liberdade do herói cubano Fernando González
1° de fevereiro de 2014
Fernando González, Herói da República de Cuba, sairá da prisão no dia 27 de fevereiro de 2014.
Fernando sairá da prisão federal de Safford, em Arizona, depois de cumprir sua injusta pena de 15 anos, 5 meses e 15 dias, resultado de um manipulado processo e julgamento por parte do governo estadunidense.
Fernando, assim como seus quatro outros irmãos – Gerardo, Ramón, Antonio e René, Fernando: os Cinco Cubanos –, sacrificaram suas vidas para defender o povo cubano de uma infame campanha terrorista levada a cabo por terroristas da extrema direita cubano-americana, radicados principalmente em Miami, com o conhecimento e proteção de Washington.
Já que Fernando não é cidadão estadunidense, as leis, segundo nos explica seu advogado, Richard Klugh, exigem que, ao findar sua pena, Fernando passe à jurisdição das autoridades da Imigração.
Conforme seu advogado: “Para facilitar seu rápido regresso a Cuba, Fernando desistiu de continuar sendo parte do processo de apelação extraordinária, chamado de Habeas Corpus, junto com seus outros três irmãos que permanecem na prisão, Gerardo, Ramón e Antonio. Da mesma maneira, renunciou à contestação de sua deportação para Cuba. Fernando tem todos os trâmites em ordem e existem negociações com as autoridades pertinentes para obter seu imediato regresso a Cuba e a sua maravilhosa família”.
Em 2009, por ordem do Tribunal de Apelações do Décimo Primeiro Distrito, sua condenação original de 19 anos foi reduzida para 17 anos. De acordo com as regulações do sistema federal de prisões, os presos em seus cárceres recebem uma redução de 13% do total das mesmas por bom comportamento. Seu advogado mantém que “Fernando tem sido um preso exemplar, nunca teve nenhum tipo de incidente”. Klugh acrescenta: “Todos os advogados que participaram da defesa dos Cinco sempre tiveram um forte sentimento de afinidade com Fernando. É uma pessoa extremamente sensível, gentil, forte e honrada”.
Sentimo-nos aliviados com o regresso de Fernando a sua família e a Cuba. Reconhecemos sua integridade e compromisso com a liberdade e a segurança de seu povo, assim como sempre a tiveram seus outros quatro irmãos. Manteremos a luta até conseguirmos que se faça justiça e que Gerardo, Ramón e Antonio também possam regressar, o mais rápido possível, para sua família em Cuba.
Fonte: Comitê Nacional EUA pela Liberdade dos Cinco
Tradução; Partido Comunista Brasileiro (PCB)