Venezuela repudia sanções da elite imperial dos EUA contra a pátria de Bolívar

Caracas, 18 Dez. AVN.- O presidente da República, Nicolás Maduro, repudiou as sanções contra a Venezuela assinadas, nesta quinta-feira, pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ação que qualificou como uma nova escalada de medidas tomadas pela elite imperial norte-americana contra a Venezuela.

“Imperialistas do norte, de qualquer forma, continuarão fracassando. Nossa América nunca mais será colônia de ninguém. Assim juramos, assim será”, escreveu o chefe de Estado em sua conta no Twitter, @NicolasMaduro.

O presidente Maduro comentou que o governo dos EUA “deu hoje um passo em falso contra nossa Pátria, ao assinar as sanções apesar do repúdio nacional e continental”.

Assim, o mandatário ressaltou que os Estados Unidos, por um lado, reconhecem o fracasso das políticas de agressão e bloqueio contra Cuba, e por outro, inicia a escalada de uma nova etapa de agressões “contra a Pátria de Bolívar, em meio ao repúdio total de nosso povo”.

“São as contradições de um império que pretende impor sua dominação de qualquer maneira, subestimando a força e consciência da Pátria”, acrescentou.

Mercosul apoia a Venezuela

Da mesma forma, os Chefes e Chefas de Estado do Mercado Comum do Sul (Mercosul) solicitaram ao Governo dos Estados Unidos que não aplicassem sanções contra a Venezuela, uma vez que manifestaram seu apoio frente às novas intenções intervencionistas nos assuntos internos de Venezuela.

A propósito da XLVII Reunião Presidencial do Mercosul, que ocorreu nesta quarta-feira, no Centro Cultural e de Convenções de La Vieja Usina de Paraná, Argentina, os presidentes do bloco regional emitiram um comunicado no qual repudiam um anteprojeto de lei aprovado pelo Senado estadunidense para sancionar funcionários venezuelanos, suspendendo seus vistos e congelando seus bens no território dos Estados Unidos.

A seguir, a íntegra do texto:

Declaração Especial das Presidentas e dos Presidentes do Mercosul sobre a aprovação de sanções contra a República Bolivariana da Venezuela

As Presidentas e os Presidentes do Mercosul manifestam seu profundo repúdio contra a Lei que aplica sanções ao Povo e Governo da Venezuela, recentemente sancionada pelo Congresso dos Estados Unidos da América.

Reiteram que a aplicação de sanções unilaterais, como as previstas nessa Lei, viola o principio de não intervenção nos assuntos internos de outros Estados e não contribuem para a estabilidade, a paz social e a democracia na Venezuela.

Nesse sentido, as Presidentas e os Presidentes do Mercosul solicitam ao Governo dos Estados Unidos da América que abstenha-se de aplicar sanções contra a República Bolivariana da Venezuela, uma vez que manifestam seu mais firme apoio e solidariedade com o Governo e o Povo venezuelano.

Paraná, 17 de dezembro de 2014

Fonte: http://www.avn.info.ve/contenido/venezuela-repudia-medidas-tomadas-%C3%A9lite-eeuu-contra-patria-bol%C3%ADvar

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)