Armas procedentes da Arábia Saudita são apreendidas na Síria

O exército sírio confiscou cinco caminhões na central província de Hama com numerosas caixas cheias de armas e materiais bélicos procedentes da Arábia Saudita destinados a grupos extremistas, relatou hoje um porta-voz militar.

A fonte informante destacou que unidades da 11 divisão atacaram um esconderijo da Frente Al Nusra, braço da Al Qaeda na Síria, próximo da cidade de Salamiyya, onde descobriram os veículos.

Os caminhões transportavam caixas com o rótulo “alimento de ajuda”, mas em seu interior havia medicamentos de primeiros socorros, 40 foguetes tipo grad, 20 canhões de morteiro, munição de metralhadoras de 23 milímetros, barris carregados com explosivos de tipo C-4 e televisores de satélites.

Esta não é a primeira vez que os militares localizam carregamentos similares. É comum que esses transportes ingressem a partir da Turquia para fornecer armas e munições às organizações islamistas, precisou a fonte, citado pelo portal noticioso Al Masdar News.

Durante os combates na zona morreram pelo menos 19 irregulares, a maioria da Al Nusra.

O governo de Damasco acusa vários países vizinhos, em especial Arábia Saudita, Catar e Turquia, bem como os Estados Unidos e seus aliados europeus, de apoiar as formações radicais presentes em seu território nacional.

www.marchaverde.com.br