A queda de Graça Foster na Petrobrás

Afinal, Maria das Graças Silva Foster, mais conhecida por Graça Fortes, engenheira química, profissional de carreira da Petrobrás, presidente da companhia desde 13 de fevereiro de 2012, foi demitida do cargo. E agora? É bom ou não para o Brasil? Qual o verdadeiro motivo? Ao que tudo indica a presidente Dilma Rousseff cedeu às pressões da oposição.

Quem será o novo ou a nova presidente da Petrobrás? Se o critério for o mesmo que Dilma usou para escolher o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e a ministra da Agricultura, Kátia de Abreu, muito em breve a Petrobrás poderá ser privatizada.

A presidente Dilma indicou os ministros, de seu segundo mandato, selecionando-os na classe dominante do país, ferrenhos defensores do capital, cuja visão conservadora, reacionária e entreguista coloca em risco a soberania do país, a qual já vem sendo fragilizada por governantes adeptos das políticas neoliberais.

Joaquim Levy ocupou diversos cargos de confiança no governo Fernando Henrique Cardoso. Foi secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda e economista-chefe do Ministério do Planejamento. Já na iniciativa privada foi diretor-superintendente do Banco Bradesco.

Kátia Abreu senadora licenciada do PMDB pelo estado do Tocantins é uma empresária poderosa. Líder dos pecuaristas, foi eleita presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Recentemente declarou que não existe mais latifúndio no Brasil, apesar do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) mostrar que o número de latifúndios no país, nos últimos anos, cresceu em quase 50%.

Não estranhem se Henrique Meirelles, ex-presidente do ramo brasileiro do Bank of Boston, ou o banqueiro francês Henri Philippe Reichstul, responsável pelo afundamento da plataforma P-36, no qual morreram 11 petroleiros, sejam nomes lembrados para liquidarem a mais bela história de sucesso brasileira, a Petrobrás. Triste fim do governo Dilma e olha que está só começando.

*José Atonio Simões é petroleiro aposentado e militante comunista