70 anos da gigante Petrobrás
Lucas Silva – membro do Comitê Central do PCB e jornalista do Poder Popular
No dia 3 de outubro de 1953, o então presidente do Brasil Getúlio Vargas sancionava a lei federal de número 2004, que regulamentou o setor petrolífero e criou a Petróleo Brasileiro S. A., nossa gigante Petrobras, que completa 70 anos em 2023.
Um Clarão na História
O tema da exploração de petróleo em nosso país possui mais de cem anos. Desde a década de 1910 especialistas e estudiosos levantaram a possibilidade de exploração do “ouro negro”. Destacamos o pioneirismo do farmacêutico Octávio Brandão, que entre 1916-1917 percorreu o Estado de Alagoas detectando diversos territórios com indícios desse combustível (pioneirismo comprovado com as descobertas na década de 1930).
Durante décadas a grande imprensa brasileira (alinhada com os interesses das multinacionais e governos imperialistas) negou a existência do Petróleo em nossas terras, e com as descobertas das jazidas, fez de tudo para impedir o estado de desenvolver esse setor. Contudo a segunda guerra mundial e a necessidade de reforçar o abastecimento interno foram um divisor de águas.
O Petróleo é Nosso!
Durante os governos Dutra e Vargas (1946-1952) após intenso embate público entre os defensores do monopólio estatal (nacionalistas e comunistas) e os defensores da participação de capitais privados nacionais e estrangeiros (os chamados entreguistas, encabeçados pelos liberais e militares de direita alinhados aos interesses dos EUA), pressionado pelas massas, o governo Vargas criou a Petrobras e estabeleceu o monopólio estatal no setor. A intensa mobilização popular da campanha “O Petróleo é Nosso” foi decisiva para essa conquista estratégica, campanha protagonizada por nacionalistas e comunistas, apoiados em amplos setores militares, estudantis (principalmente a UNE) e sindicais.
Tão combatida, jamais vencida
Desde então a Petrobras teve papel importante em todos os governos e principais episódios históricos, sendo um instrumento para o desenvolvimento econômico, mas também sendo alvo de ataques e desmontes nos governos militares (usando a empresa para perseguições e tortura), FHC (acabou com o monopólio estatal), Lula (aumentou a participação privada na empresa), Dilma (vendeu vários campos petrolíferos do pré-sal) Temer (que instituiu o infame PPI) e Bolsonaro (privatizou como nunca e aplicou os maiores preços da história).
Petrobras para o Brasil: a Petrobras tem que ser do Povo!
A Petrobras é responsável por mais de 100 mil empregos diretos e indiretos, está entre as 3 maiores empresas brasileiras e seu volume de produção coloca o Brasil entre os dez maiores produtores de petróleo do mundo. Por isso é fundamental lutarmos pela restauração do monopólio estatal do petróleo, reestatização completa da Petrobras, fim definitivo do PPI, proibição da exportação de petróleo cru, valorização dos petroleiros e controle popular sobre a empresa. É preciso proteger o Poço, garantir o Posto e aliviar o Bolso!
Toda solidariedade ao Observatório Social do Petróleo contra a censura imposta pela Petrobrás!
Todo apoio a FNP e aos petroleiros na luta por melhores condições de trabalho através do ACT 2023-2024!
Acompanhe as novidades sobre a Petrobrás nos canais do Jornal Poder Popular e no site do Partidão! Aproveite também e conheça a Unidade Classista dos Petroleiros no Facebook!
Esse artigo é uma homenagem a Octávio Brandão, Maria Augusta Tibiriçá Miranda, Dinarco Reis Filho, Francisco Isnard Barrocas, general Felicíssimo Cardoso, general Júlio Caetano Horta Barbosa, general Estevão Leitão de Carvalho, Luiz Carlos Prestes, Maria Aragão, Carlos Marighella, Giocondo Dias, Barbosa Lima Sobrinho, Elisa Branco, Laura Brandão, Leonel Brizola, J.W. Bautista Vidal, professor Gilberto Felisberto Vasconcellos, Astrojildo Pereira, Nelson Werneck Sodré, Elias Chaves Neto, Caio Prado Júnior, Heitor Ferreira Lima, professor Lincoln Penna, Paulo Oliveira, Guilherme Estrella e vários brasileiros e brasileiras que lutaram pela Petrobrás pública e pelos interesses do povo trabalhador brasileiro!
Referências
Caminhos da Soberania Nacional: Os Comunistas e a Criação da Petrobras. Lincoln Penna. Editora e-papers, Rio de Janeiro, 2ª edição, 2018.
A Campanha do Petróleo. Gerson Moura. Editora Brasiliense, São Paulo, 1ª edição, 1986.
Petrobrás: Um clarão na história. J. W. Bautista Vidal e Gilberto Felisberto Vasconcellos. Editora Sol do Brasil, Brasília/DF, 1ª edição, 2001.
A república liberal I: Instituições e classes sociais (1945-1964). Edgard Carone. São Paulo: DIFEL, 1985.
A república liberal II: Evolução política (1945-1964). Edgard Carone São Paulo: DIFEL, 1985.
A Quarta república (1945-1964). Edgard Carone. São Paulo: DIFEL, 1980.
Artigo O Petróleo e a Petrobrás. Octávio Brandão. Revista Brasiliense, 1962. https://www.marxists.org/portugues/brandao/ano/mes/petrobras.pdf
A história da Petrobrás. José Augusto Ribeiro. – Rio de Janeiro: AEPET,
2023.
Unidade Classista dos Petroleiros
Programa eleitoral nacional do PCB em 2022
Programa de Lutas do XVI Congresso do PCB
O PCB. 1922 a 1943. Edgard Carone. São Paulo: DIFEL, 1982, 350 p. (Vol. 1).
O PCB. 1943 a 1964. Edgard Carone. São Paulo: DIFEL, 1982, 325 p. (Vol. 2).
O PCB. 1964 a 1982. Edgard Carone. São Paulo: DIFEL, 1982, 400 p. (Vol. 3).
Artigo De qual Petrobrás precisamos?
Artigo O vai e vem da Petrobrás – Proteger o Poço, garantir o posto e aliviar o bolso!
Live 70 ANOS DE PETROBRÁS, com Guilherme Estrella e Lincoln de Abreu Penna.
Debate PETROBRÁS 70 ANOS: Balanço e perspectivas, com Guilherme Estrella, Fernando Siqueira e mediação de Lincoln de Abreu Penna. Clube de Engenharia do RJ.
Programa Faixa Livre de 28/09/2023. Os 70 anos da Petrobrás com Wesley Brito
Artigo 1954: “É SÓ ELE DESISTIR DA PETROBRÁS!” DIZ O REI DA MÍDIA EM RECADO A GETÚLIO – José Augusto Ribeiro
Vídeo Sofia Explica: O Roubo na Petrobras e a atual política de preços dos combustíveis no Brasil – Canal Contrapoder
Live Sofia Manzano (PCB): Quem ganha com a privatização da Petrobras? – Jornal Metamorfose
Vídeo José Augusto Ribeiro e Rodrigo Lima relembram luta de Getúlio Vargas em prol das leis trabalhistas – Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado de 25/08/2015
Ditadura Foi Nacionalista? – Observatório Social do Petróleo
História Militar do Brasil. Nelson Werneck Sodré. São Paulo: Expressão Popular, 2010. 2ª edição.