Falece em Caracas o excepcional documentalista de questões e lutas latino-americanas Rainer Stöckelmann

imagemResumen Latinoamericano, – No sábado passado, aos 74 anos, morreu em Caracas, de causas naturais, o documentarista de origem alemã, Rainer Stöckelmann.

Nascido na cidade de Lengerich em 1941, começou seu trabalho em nosso continente no início dos anos 80, no México, como docente e fotógrafo. Pouco depois se integrou à equipe comunicativa do FMLN como câmera. Algumas imagens muito conhecidas da guerra salvadorenha foram feitas em sua lente. Posteriormente, passou a documentar as lutas populares e comunitárias no Peru, Chile, Nicarágua, México, Equador, Bolívia, Brasil e Venezuela. É difícil resumir seu característico trânsito nas lutas sociais latino-americanas. Seu nome é pouco conhecido, salvo pelos muitos entendidos em sua área de trabalho, devido a sua obsessão pelo anonimato: importava, mais que a projeção pessoal, a difusão das vozes e rostos dos oprimidos.

Alguns vídeos caseiros, feitos por sua câmera e edição, como o referido ao cantor Julián Conrado ( https://www.youtube.com/watch?v=EgUdRFqeFoA), foram cruciais para a promoção de lutas muito concretas. Outros, de maior rigor técnico e político (como  https://vimeo.com/107805780 ), constituem verdadeiras peças de antologia documental. Sua conta no VIMEO possui uns 240 documentários sobre a cultura e as lutas em nosso continente. Porém seu trabalho fílmico e videográfico é muito maior e, pela extensão e variedade, difícil de contabilizar.

A morte do camarada Rainer de maneira inesperada na capital venezuelana, em seu regresso da serra de Perijá, depois de algumas doenças aparentemente não graves (infecção na garganta e dor em uma perna) tratadas de maneira alternativa por conta de sua aversão à medicina ocidental, foi um duro golpe para muitos militantes, organizações e coletivos culturais e políticos da América Latina com os quais teve íntima relação. Encontrava-se na Venezuela, trabalhando junto de uma equipe desse país, desenvolvendo um documentário sobre a cultura e as lutas dos indígenas yukpas, que enfrentam o despojo de suas terras pelos latifundiários pecuaristas.

Ainda que esta nota, escrita por companheiros que compartilharam seus sonhos e lutas nos últimos anos de sua vida, talvez traia a discrição e humildade que o caracterizou, acreditamos necessário publicá-la para ressaltar seu exemplo de internacionalismo e constância revolucionária, assim como sua imensa obra artística, que serviu intensamente para impulsionar e difundir as lutas dos povos de Nossa América.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/09/24/fallece-en-caracas-el-excepcional-documentalista-de-temas-y-luchas-latinoamericanas-rainer-stockelmann/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria