Presidente Maduro convoca o povo venezuelano para defender a soberania do país
RESUMEN LATINOAMERICANO, 14 DE MAIO DE 2016 – O presidente da República, Nicolás Maduro, chamou neste sábado o povo venezuelano para defender com firmeza a paz do país, através do trabalho articulado e da união cívico-militar, ante as pretensões intervencionistas promovidas por fatores externos.
“Temos que fazer tudo que estiver ao nosso alcance e mais um pouco, que ninguém durma. Temos que defender este país com a justiça, com a Constituição, com as leis, com o trabalho, com a educação, com a consciência”, disse o mandatário, em referência às declarações do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe Vélez, que requer uma intervenção armada na Venezuela por parte de um exército internacional.
Com estes apontamentos, Uribe “disse uma das coisas mais graves que jamais uma autoridade, ex-presidente na Colômbia ou América tenha dito sobre a Venezuela. Ontem, solicitou uma intervenção armada de um exército estrangeiro nesta pátria sagrada”, expressou o chefe de Estado durante a ativação do Motor da Economia Comunal da Agenda Econômica Bolivariana, realizada na praça Diego Ibarra, em Caracas.
Em dita atividade, informou que a partir do sábado a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) efetuará exercícios militares, com participação do Poder Popular e da Milícia Bolivariana, para enfrentar qualquer ação que pretendam impulsionar os setores imperiais.
“No próximo dia 21 de maio, diremos ao imperialismo, à direita internacional e a Álvaro Uribe Vélez que aqui está o povo com seus instrumentos de lavoura em uma mão” e na outra, uma ferramenta de defesa para proteger “esta terra sagrada dos libertadores da América”, manifestou em transmissão conjunta de rádio e televisão.
Expressou também que o pronunciamento de Uribe é razão suficiente para que seja denunciado ante os organismos internacionais, pedindo que o Ministério Público e o Poder Judiciário avaliem as ações pertinentes.
“O que fez Álvaro Uribe constitui um crime internacional” e, frente a isso, a Venezuela “ativará todas as ações nacionais e internacionais para processá-lo a nível internacional. Não vamos permitir que a paz do país seja ameaçada”, disse o chefe de Estado venezuelano.
Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/05/15/presidente-maduro-convoca-al-pueblo-venezolano-a-defender-soberania-del-pais/
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)