NOTA SOBRE A REPRESSÃO DA PM E O GOVERNO TEMER

imagemOs coletivos, movimentos e entidades estudantis e sindical da Universidade Federal do ABC – UFABC repudiam a repressão da Polícia Militar no ato ocorrido ontem (31/08) em São Paulo das alunas e alunos da universidade que participaram lutando pelos seus direitos, principalmente em relação à aluna Deborah Fabri, que perdeu a visão do olho esquerdo após ser atingida por estilhaços de uma bomba de gás lacrimogênio arremessada de forma injustificada pela polícia.

O fim do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff deve dar início ao agravamento dos ataques aos trabalhadores e estudantes que já vinham sofrendo no governo anterior. Temos agora um governo que estuda rever a universalidade do SUS, os direitos da CLT entregando a negociação aos patrões, com um ministro da educação de um partido que entrou com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) contra as cotas e com uma política econômica recessiva de cortes sociais em meio à manutenção dos juros altos e do aumento dos salários do legislativo e do judiciário, que não pode ser tolerado.

O cenário nacional já vem impactando diretamente a nossa universidade com os cortes que já aconteceram e irão seguir acontecendo devido à restrição orçamentária já prevista. A ameaça de retrocesso não se limita apenas à permanência das alunas e alunos e à qualidade do serviço prestado na universidade, mas, também, ao crescimento de grupos reacionários e de combate à liberdade de expressão, às manifestações políticas, à inclusão e a liberdade dos negros, mulheres e LGBTs.

Repudiamos a violência do Estado, por meio da Policia Militar, que ajuda a manter a ordem opressora e também é responsável pelo genocídio da população negra e periférica, com a qual as pessoas negras e periféricas vem sofrendo há décadas.

Chamamos todas as alunas e alunos, trabalhadoras e trabalhadores a se mobilizarem em duas frentes: nas ruas, contra o cenário nacional, e na universidade contra a ameaça de retrocesso local.

Conclamamos, como uma primeira ação, à participação da reunião de reorganização do Comitê Contra o Corte das Bolsas que acontecerá na próxima segunda-feira (5), às 18h30 no Piso Vermelho.

O tempo corre para barrar os retrocessos e só a luta resultará na resistência!

Nenhum direito a menos!

Assinam:

SinTUFABC – Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do ABC
CACE – Centro Acadêmico de Ciências Econômicas da UFABC
CAPOL – Centro Acadêmico de Políticas Públicas da UFABC
CARI – Centro Acadêmico de Relações Internacionais da UFABC
Coletivo Claudia Maria
Coletivo LGBT Prisma Diversidade UFABC
Coletivo Negro Vozes UFABC
Coletivo Primavera Socialista
DA Sigma – Diretório Acadêmico Sigma
DCE – Diretório Central dos Estudantes da UFABC
Espaço Socialista/Movimento de Organização Socialista
Frente Combativa – UFABC
Levante Popular da Juventude
MAIS – Movimento por Uma Alternativa Independente e Socialista
Marcha Mundial das Mulheres – ABC
Movimento Todas As Vozes
Núcleo Carlos Marighella – MST
PSOL – Núcleo UFABC
UJC ABC
UJR

Categoria