Uma fundação da família do genro de Trump realiza doações a assentamentos judeus na Cisjordânia
Resumen Medio Oriente, 6 de dezembro de 2016 – Segundo Haaretz, a Fundação Kurshner entregou entre 5.000 e 10.000 dólares de 2010 a 2014 para financiar todo tipo de projetos e iniciativas relacionadas às colônias judias.
Uma fundação vinculada à família do genro do presidente eleito Donald Trump, Jared Kushner, doou dezenas de milhares de dólares para projetos em assentamentos judeus no território ocupado da Cisjordânia, informou hoje o diário Haaretz.
A chamada Fundação Kurshner fez a entrega entre 2010 e 2014 de doações de valores entre 5.000 e 10.000 dólares para todo tipo de iniciativas destinadas a projetos sociais e religiosos nas colônias judias, entre elas a de Bet El, uma das mais extremistas ideologicamente.
Jared Kurshner, de 35 anos e atual marido de Ivanka Trump, esteve envolvido na campanha do candidato republicano pelas redes sociais e outras plataformas digitais, e alguns meios atribuem a ele grande influência na estratégia política do futuro presidente. Segundo o diário, a família contribuiu muitas vezes com o seminário rabínico de Bet El.
O representante dessa organização em Nova York é também um conhecido ativista pelos assentamentos, David Friedman, assessor de Trump para assuntos israelenses e que não ocultou seu interesse em ser o próximo embaixador estadunidense em Israel.
A eleição do candidato republicano à Casa Branca, em novembro passado, despertou grande expectativa em círculos direitistas israelenses, que esperam uma mudança na política americana sobre os assentamentos. Ainda que não os considere «ilegais», a política exterior estadunidense considera os assentamentos um dos principais obstáculos à possibilidade de obter algum dia a solução de dois estados para dois povos.
Foto: Da esquerda para a direita: O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, sua filha Ivanka e seu genro, Jared Kushner.
Ver: Kushner Foundation Donated to West Bank Settlement Projects
Fonte original: EFE
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)