Venezuela: Ministério de Exteriores condena grave provocação da Colômbia

imagemREPÚBLICA BOLIVARIANA DA VENEZUELA

MINISTÉRIO DO PODER POPULAR PARA RELAÇÕES EXTERIORES

COMUNICADO

21 de maio de 2017 – A República Bolivariana da Venezuela expressa seu mais enérgico repúdio à insólita e inadmissível provocação executada pela República da Colômbia, com a presença de veículos blindados de combate a poucos metros da linha fronteiriça com a Venezuela, hoje em Paraguachón, Departamento de La Guajira.

Provocações deste teor ocorreram em outras oportunidades, destacando a realizada em 31 de março passado na cidade de Cúcuta, muito próximo à cabeceira da Ponte Internacional Simón Bolívar.

Chama a atenção que nos últimos dias altas autoridades da Colômbia espalharam pelo mundo que estão preparando-se para ondas de migrantes da Venezuela à Colômbia, produto de um grande evento de violência, pré-configurando assim a espécie de falsos positivos, campo no qual a Colômbia goza de ampla experiência, conhecida mundialmente como um eficaz produtor de falsas suposições, para justificar uma intervenção à Venezuela.

A grave provocação ocorrida hoje pretende desviar a atenção sobre a profunda crise política e social que acontece no Valle del Cauca, Buenaventura, cuja população reclama a atenção do Estado colombiano em áreas essenciais para a vida.

Alertamos a comunidade internacional sobre a paralisação dos acordos de paz por parte da elite que governa a Colômbia, frustrando todos os esforços internacionais que contribuíram para tornar realidade o fim da guerra neste país, e que afetou nossa Região durante décadas.

A Venezuela expressa sua profunda preocupação e repúdio a estas provocações que estão alinhadas com a tendência belicista de um governo que nega a paz a seu povo, e busca por todos os meios, manter-se a serviço do complexo industrial militar imperial, a cujo serviço destinam sua ação política internacional.

Convocamos a Força Armada da Colômbia a atender o espírito da irmandade bolivariana, em lugar do chamado aos tambores da guerra que do Pentágono procura a confrontação entre nossos países.

A República Bolivariana da Venezuela exige o fim destes atos de provocação e faz um chamado à comunidade internacional para manter-se alerta sobre estas ações, que pretendem afetar ainda mais as relações bilaterais entre nossos países. Ao mesmo tempo, aspiramos que a oligarquia colombiana renuncie de uma vez e para sempre a guerra, que impediu a satisfação do direito do povo colombiano à paz, ao desenvolvimento e ao futuro. Uma mesma espada nos deu a liberdade, um mesmo Libertador guiou nossos passos comuns à independência e à soberania. À essa história fraterna nos devemos.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2017/05/21/venezuela-ministerio-de-exteriores-condena-grave-provocacion-de-colombia-vehiculos-blindados-en-la-frontera/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria