PCB pede novas eleições gerais na Paraíba

Diante disso, a direção nacional do PCB ingressou, em 21/08/07, no TRE da Paraíba, com um pedido de convocação de novas eleições gerais no Estado (para Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual), sem a participação do cassado.

Com isto, estamos questionando a decisão de dar posse ao segundo colocado, não só porque contra ele também correm na justiça denúncias de crime eleitoral. Defendemos a tese de que o processo eleitoral na Paraíba foi todo contaminado pelo uso da máquina pública e do poder econômico. Só o candidato cassado distribuiu ilegalmente, com recursos públicos, 35.000 cheques a eleitores.

Na prática política brasileira, como se sabe, as campanhas dos candidatos a governador puxam politicamente as campanhas ao legislativo. No caso de candidatos de oligarquias, bancam inclusive os custos dos demais candidatos. Portanto, o crime eleitoral perpetrado na Paraíba beneficiou grande parte dos candidatos a Senador e Deputado (Federal e Estadual).

A direção nacional do PCB assumiu a responsabilidade pelo processo judicial em respeito principalmente ao povo paraibano, mesmo tendo a convicção de que o palco principal da luta por uma verdadeira democracia e pela ética é a mobilização e a organização popular.

João Pessoa (PB), 24 de agosto de 2007

Ivan Pinheiro Secretário Geral do PCB

Categoria